Entre o explícito e o implícito: proposta para a análise de enquadramentos da mídia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2009.v3.21048Palavras-chave:
enquadramento, metodologia, debate mediadoResumo
A partir do levantamento do estado da arte sobre aframing analysis na área de comunicação e política, propõe-se
metodologicamente como operacionalizar as análises sobre os
enquadramentos em debates mediados sobre temáticas de
concernência pública. A idéia é que tanto o aspecto textual, mais
explícito nas mensagens, quanto o cultural, mais implícito,
conjuntamente indicam o que “está em questão” ou qual é o
enquadramento dos media sobre determinado assunto. Propõe-se
que os enquadramentos podem ser encontrados através de elementos
específicos, que, quando aparecem reunidos, dizem dos frames da
mídia. Esses elementos são extraídos da opção conceitual feita sobre
os enquadramentos e que propiciam uma análise indireta dos frames.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-06
Como Citar
VIMIEIRO, A. C.; DANTAS, M. Entre o explícito e o implícito: proposta para a análise de enquadramentos da mídia. Lumina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.34019/1981-4070.2009.v3.21048. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21048. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).