O cinema e os cinemas: diálogos entre estética e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2009.v3.21043Palavras-chave:
cinema, estética, tecnologiaResumo
Divergências e convergências entre estética e tecnologia impressas nas práticas audiovisuais contemporâneas. Com base no postulado de que a globalização está intimamente ligada ao fenômeno da proliferação de imagens, o eixo de investigação são as narrativas hipertextuais contemporâneas, construídas sobre estruturas-teias, que carregam uma forma de desorganização caracterizada pela interatividade, descentramento, fragmentação, simultaneidade e multilinearidade. Redimensionando o cinema como laboratório de realizações criativas das teorias pós-modernas, a reflexão contextualiza o produto audiovisual que migra das grandes telas e ocupa espaços virtuais onde formas se superpõem, imbricam, misturam e articulam gerando as estéticas da saturação, do excesso, da instabilidade que configuram as sociedades da comunicação de vanguarda.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-06
Como Citar
GUIMARÃES, C. O cinema e os cinemas: diálogos entre estética e tecnologia. Lumina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.34019/1981-4070.2009.v3.21043. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21043. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).