Esquema para análise da midiatização: aporte teórico-metodológico
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21031Palavras-chave:
midiatização, dispositivos midiáticos, auto e heterorreferencialidadeResumo
Discute-se a midiatização como uma relação de mútuas afetações entre instituições não-midiáticas, instituições midiáticas e atores individuais, que tem nos dispositivos de mídia o lugar privilegiado de observação dos processos que a engendram, por meio de operações auto e heterorreferentes, que envolvem as categorias teórico-metodológicas de valor, de visibilidade e de vínculo. A partir da perspectiva de uma semioses social (Verón), articulada à teoria dos campos sociais e a um enfoque sistêmico, propõe-se um esquema de análise e apresenta-se o processo metodológico utilizado para analisar materiais de instituições do campo religioso protestante brasileiro segundo o esquema, discutindo as possibilidades de sua eficácia para o estudo da midiatização em suas diferentes perspectivas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
FIEGENBAUM, R. Z. Esquema para análise da midiatização: aporte teórico-metodológico. Lumina, [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. DOI: 10.34019/1981-4070.2012.v6.21031. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21031. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).