O humor gráfico do jornal Ovelha Negra
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2012.v6.21027Palavras-chave:
humor gráfico, imprensa alternativa, jornal Ovelha NegraResumo
Durante os anos 1970, enquanto o Brasil vivia um período de exceção política, surgiram diversos jornais que contestavam o governo militar e a censura por ele imposta. Um desses periódicos foi o Ovelha Negra, criado pelo cartunista Geandré. Para empreender esta pesquisa foram feitas entrevistas com artistas e o levantamento documental dos oito exemplares do jornal (publicados entre 1976 e 1977), a partir do qual se realizou a análise de conteúdo dos cartuns e textos. Constatou-se que, por ser um jornal basicamente de cartuns, ele inovou a imprensa alternativa da época, cujo conteúdo era predominantemente verbal; detectou-se, através dos gêneros do humor gráfico, sua diversidade temática. Verificou-se também que o uso do “humor rancor” contestava o regime ditatorial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
DOS SANTOS, R. E.; COSTA, O. da S. O humor gráfico do jornal Ovelha Negra. Lumina, [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. DOI: 10.34019/1981-4070.2012.v6.21027. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21027. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).