A lavagem do Bonfim: olhares e clicks cruzados entre as imagens de Weldon Americano e as fotografias da pesquisa Lazer e Corpo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20997Palavras-chave:
fotografia, festas populares, corpoResumo
Este artigo procura identificar as similaridades e asdiferenças entre os conteúdos culturais e corporais subjacentes nas
imagens fotográficas da Festa do Senhor do Bonfim, retratadas por
Weldon Americano da Costa em sua obra “Cidade do Salvador: Terra
do meu coração” e as fotografias produzidas na Pesquisa Lazer e
Corpo. Para tanto, adota a perspectiva da análise fotográfica
(KOSSOY, 2001) como dispositivo de pesquisa. A associação e a
correlação de fotografias de tempos históricos diferentes revelam
múltiplos significados emergentes nas festas populares baianas, suas
facetas e ressignificações. Verifica-se: desde o cortejo das velhas e
jovens baianas à presença das ‘baianas de eventos’, a arte de
equilibrar entre fé e trabalho; as carroças, entre a tradição e a
proibição; e a cultura material do vestir-se na roda de capoeira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-14
Como Citar
CASTRO JUNIOR, L. V.; DOS SANTOS JÚNIOR, F. C.; CAVALCANTI, A.; DA COSTA JÚNIOR, C. A. A lavagem do Bonfim: olhares e clicks cruzados entre as imagens de Weldon Americano e as fotografias da pesquisa Lazer e Corpo. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20997. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20997. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).