A mente faz de conta sobre “Brilho eterno de uma mente sem lembrança”
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2007.v1.20986Palavras-chave:
estudos da mente, espelho, nova psicanáliseResumo
Comentário sobre a proposição da Nova Psicanálise – a mente é espelho –, aproveitando analogias e metáforas do filme Brilho eterno de uma mente sem lembrança, de Michel Gondry. Resenha do Estádio do Espelho, de Jacques Lacan, como um caso da tradição psicanalítica de uso da analogia do espelho, comparando seus resultados com a hipótese do Revirão, proposta por MD Magno.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
MEDEIROS, N. A mente faz de conta sobre “Brilho eterno de uma mente sem lembrança”. Lumina, [S. l.], v. 1, n. 2, 2007. DOI: 10.34019/1981-4070.2007.v1.20986. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20986. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Interfaces & Conexões
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).