Identidade e memória: um olhar a partir dos Estudos Culturais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2007.v1.20985Palavras-chave:
memória, identidade, estudos culturaisResumo
O ato de relembrar e reconstruir o passado partindo do presente tem grande importância não apenas para aquele que lembra, pois as vivências de cada um podem contribuir para a análise de uma conjuntura, do cotidiano, dos valores e da cultura de uma sociedade. Se, por um lado, vivemos uma crise de identidade, como afirmam muitos autores, a memória cada vez mais vem se tornando um importante elemento para a solução dessa crise. Pretende-se aqui lançar um olhar para as possíveis relações entre identidade, esse conceito “sob rasura”, como considera Stuart Hall, e a memória, esse desejo incessante que os homens possuem, como afirma Jacques Derrida, a partir dos Estudos Culturais ingleses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).