Por que repensar o pensamento da comunicação?

Autores

  • Rodrigo Fonseca e Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2007.v1.20984

Palavras-chave:

comunicação, memória, imagem

Resumo

Problematização, nos estudos da comunicação, dos movimentos a-semióticos e incomunicáveis da sensação que atravessam a imagem do pensamento. É notável a insuficiência da linguagem como um universo de representação que se limita a estabelecer em nossas idéias as mesmas distinções que percebemos haver entre objetos e relações. Antes de se pensar em objeto, em intersubjetividade ou em fenômenos da comunicação, por exemplo, cabe imaginar o pensamento como um “transdutor” entre imagens, performances de memórias, regimes de signos e virtualidades. Por fim, é preciso repensar o pensamento da comunicação para além dos processos comunicacionais ou semiósicos, pois são os encontros com devires incomunicáveis, com o paradoxo, que nos movem e nos “forçam” a pensar criativamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-05

Como Citar

RODRIGUES, R. F. e. Por que repensar o pensamento da comunicação?. Lumina, [S. l.], v. 1, n. 2, 2007. DOI: 10.34019/1981-4070.2007.v1.20984. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20984. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Revisão de Literatura