Por que repensar o pensamento da comunicação?
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2007.v1.20984Palavras-chave:
comunicação, memória, imagemResumo
Problematização, nos estudos da comunicação, dos movimentos a-semióticos e incomunicáveis da sensação que atravessam a imagem do pensamento. É notável a insuficiência da linguagem como um universo de representação que se limita a estabelecer em nossas idéias as mesmas distinções que percebemos haver entre objetos e relações. Antes de se pensar em objeto, em intersubjetividade ou em fenômenos da comunicação, por exemplo, cabe imaginar o pensamento como um “transdutor” entre imagens, performances de memórias, regimes de signos e virtualidades. Por fim, é preciso repensar o pensamento da comunicação para além dos processos comunicacionais ou semiósicos, pois são os encontros com devires incomunicáveis, com o paradoxo, que nos movem e nos “forçam” a pensar criativamente.Downloads
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Publicado
2007-12-05
Como Citar
RODRIGUES, R. F. e. Por que repensar o pensamento da comunicação?. Lumina, [S. l.], v. 1, n. 2, 2007. DOI: 10.34019/1981-4070.2007.v1.20984. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20984. Acesso em: 26 dez. 2024.
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