O primado heurístico da noção de “formação”: para uma teoria gnóstica do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20967Palavras-chave:
teorias da comunicação, psicanálise, gnoseResumo
Apresentação das bases conceituais que integram a teoria do conhecimento proposta pela Nova Psicanálise. Teoria esta, denominada Gnômica, de base gnóstica por pelo menos duas razões: (a) por afirmar haver um conhecimento absoluto para cada Um entendido como experiência de Haver, experiência que é imediata-mente cada Um saber sua solidão e sua condição de estranho ao mundo; (b) pela proposição de que o conhecimento absoluto causa os movimentos de conhecer, o que situa o conhecimento em geral como possibilidades téticas, em qualquer nível de articulação. Donde o primado heurístico da noção de formação como aquela que permite operar esse esgarçamento da realidade, a partir da dinâmica da polarização e a correspondente dispensa das noções de fronteira, sujeito e objeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-15
Como Citar
MEDEIROS, N. O primado heurístico da noção de “formação”: para uma teoria gnóstica do conhecimento. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 2, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20967. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20967. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê TV: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário n.2
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).