O encontro com o outro no processo de produção do jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20947Palavras-chave:
jornalismo, alteridade, conhecimento do outroResumo
O espaço mediático se constitui como importante esfera de trocas simbólicas e compartilhamento de sentidos na sociedade contemporânea. A atividade jornalística, prática discursiva componente desse espaço, dá a ver os atores sociais e expande os horizontes da realidade nos colocando em contato com diferentes culturas e modos de produção de sentido. No entanto, a singularidade da diferença, muitas vezes, acaba sendo simplificada no processo de tessitura da narrativa jornalística. A relação que o comunicador trava com o real e com a alteridade, para ressignificá-los na esfera do discurso, é reflexão primeira deste estudo. Passamos depois à busca de perspectivas que permitam o desenvolvimento de uma práxis jornalística mais plural, num processo de comunhão comunicativa, exercitando a escuta-aberta da diferença e o diálogo com o outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).