O que comunica a publicidade? elementos hermenêuticos para uma estética da publicidade

  • Walter Romero Menon Jr
Palavras-chave: publicidade, estética, comunicação

Resumo

Entender a publicidade simultaneamente como causa e produto de uma experiência estética próxima daquela engendrada pela obra de arte. O papel da publicidade no espaço público teria suas fronteiras definidas em função desta proximidade com as artes: tanto uma quanto a outra pode ser entendida a partir de um fundamento comum, o de seus recursos formais. Se, por um lado, o campo do discurso publicitário parece estar condicionado por sua força retórica, por estratégias de convencimento, por outro, é esta capacidade retórica que se procurará entender sob o prisma da articulação formal, tal qual acontece na arte. Partindo da idéia de que o discurso ordinário – o “Gerede”, nos termos de Heidegger – é o que define o espaço público, abre-se a possibilidade para a publicidade instaurar, na ordem do discurso ordinário, um processo de experimentação de linguagem, que transformaria este mesmo espaço em lugar de invenção. 

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Publicado
2010-12-06
Como Citar
MENON JR, W. R. O que comunica a publicidade? elementos hermenêuticos para uma estética da publicidade. Lumina, v. 4, n. 2, 6 dez. 2010.
Seção
Artigos