A boa vida segundo o discurso publicitário: uma análise dos conselhos comerciais sobre o bem-viver contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20905Palavras-chave:
discurso publicitário, cultura terapêutica,Resumo
Parte-se da premissa de que, além da sua função expressa
de vender, a publicidade tem a capacidade de fornecer narrativas
sobre a sociedade e orientações sobre como os indivíduos devem se
relacionar uns com os outros e consigo mesmos. No interior dessa
perspectiva, interroga-se especificamente quais são as definições e os
conselhos que a publicidade contemporânea exprime sobre o bemviver.
Com esse intuito, são examinadas propagandas publicadas na
revista Veja no final da década de 2010. Conclui-se que o discurso
publicitário organiza suas definições sobre a boa vida através do
emprego de referências ao risco, por meio do reforço da individualidade
como liberdade de escolha no universo do consumo e mediante
apelos ao aprimoramento pessoal.
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