Tecendo saberes com imagens e palavras no ciberespaço: experiências de divulgação científica na mídia e na universidade1
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20894Palavras-chave:
divulgação científica, televisão, TJUFRJResumo
As tecnologias digitais têm gerado mudanças em diferentessetores da vida social, inclusive na produção e na recepção de
conteúdos audiovisuais. Num momento em que narrativas híbridas e
distintas se misturam e as atividades de ver TV e acessar internet
estão se fundindo, este trabalho busca identificar características de
experiências de difusão científica que utilizam a linguagem
audiovisual e recursos multimídia nos meios de comunicação e no
ambiente acadêmico. Propõe-se uma reflexão sobre os efeitos da
convergência midiática para a multiplicação do acesso ao
conhecimento, a partir de um mapeamento dos programas televisivos
brasileiros dedicados à ciência e de um estudo específico da produção
científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
disponibilizada na web e em vídeo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-13
Como Citar
BECKER, B.; MATEUS, L. Tecendo saberes com imagens e palavras no ciberespaço: experiências de divulgação científica na mídia e na universidade1. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20894. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20894. Acesso em: 4 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).