Call for papers - Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea

2017-02-13
Revista Lumina, v. 11, n. 1 (2017)Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura ContemporâneaEditores Convidados: Thiago Falcão (Universidade Anhembi Morumbi / Universidade Federal do Maranhão) e Letícia Perani (Universidade Federal de Juiz de Fora) As últimas duas décadas serviram de arena para uma transformação crucial na experiência dos mais distintos fenômenos sociais: da política ao lazer, a cultura digital transcendeu o status subcultural para se afirmar como uma das transformações mais relevantes na história social recente da humanidade. Mesmo o exercício de vislumbrar um contexto social desprovido dos dispositivos dos quais dependemos hoje, se prova um esforço considerável ante a proverbial onipresença das tecnologias digitais.  Esta mudança infraestrutural certamente transformou a forma como nos divertimos. Se o exemplo mais natural, aqui, é o video game - autêntico rebento da revolução digital - uma breve reflexão revela que o papel ocupado pelas tecnologias digitais é central no entretenimento contemporâneo. Efeitos especiais que trazem franquias à vida em filmes, séries de TV e parques temáticos; dispositivos de mediação para ambientes urbanos, que "aumentam" a realidade; suportes sociais para a conversação e convívio de indivíduos com os mesmos interesses: estes são apenas exemplos de como meios que se utilizam de tecnologias digitais incorporam materialidades e dão vazão a processos sociocomunicacionais complexos que nos convocam à reflexão.  Neste dossiê da Revista Lumina (Qualis B1), buscamos nos debruçar sobre esta confluência entre tecnologia digital e diversão, lazer. O objetivo central desta edição é discutir de que forma os estudos do campo da Comunicação revelam as relações e estruturas através das quais a sociedade contemporânea se relaciona com a noção de entretenimento, e como esta se imbrica às nuances do digital. Algumas das temáticas de interesse deste dossiê estão listadas abaixo, não sendo limitadas às presentes na lista.  - Poéticas e Políticas do Entretenimento Digital- Narrativas e Materialidades nos Video Games- Cultura e Comportamento dos Fãs na Cultura Digital- Experiência Estética no Entretenimento Digital - Design e Materialidades no Entretenimento Digital- Social TV e Efeitos na Audiência- Práticas de Sociabilidade no Entretenimento Digital - Transformações do Lúdico nos Meios Digitais  As diretrizes para o envio de artigos se encontram em https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/about/submissions#onlineSubmissions, e as datas importantes se estruturam da seguinte forma:   Deadline para o Envio de Artigos: 31/03Rodada de Avaliações: 20/04Publicação do Volume: Maio de 2017