Transtemporalidade e o Anacronismo das imagens: Uma leitura possível da obra Imperatriz Antropófaga, de Fernando Lindote
Publicado 2025-08-11
Palabras clave
- Fernando Lindote. Imperatriz Antropófaga. Temporalidades. Colonização.
Cómo citar
Derechos de autor 2025 Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos Melo Bastos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Resumen
Ancorado no conceito de anacronismo das imagens de George Didi-Huberman e nas contribuições sobre experiências temporais de Reinhart Koselleck, este artigo pretende investigar como a obra de arte, intitulada, A Imperatriz Antropófaga do artista Fernando Lindote, carrega marcas da colonização, da resistência dos povos colonizados e temporalidades antigas. Com isso, busca-se compreender como essa obra e seu autor dialogam com a complexidade cultural latino-americana e brasileira, revelando contradições, continuidades e resistências associadas ao colonialismo e espaços de experiências de longa duração e tradição, inclusive, de outros espaços geográficos, como dos colonizadores (Península Ibérica, Europa e/ou Mediterrâneo). A obra de Lindote pode ser lida como o resultado e espaço onde ressoam influências globais e locais, oferecendo novos olhares sobre as interseções entre tradições culturais, relações de poder e processos históricos, evidenciando permanências e rupturas presentes no contexto brasileiro.
Descargas
Citas
- Bastos, Rodolpho Alexandre Santos Melo. “Ave Maria cheia de filmes: Transtemporalidade do sagrado (e do) feminino através da presença de Maria no filme ‘Io sono con te’ (2010)”. Tese de doutoramento, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2020.
- Belting, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa: Publisher; KKYM: EAUM, 2014. Caballero, Luz Helena. 2020. “La Virgen del Cerro. Paisagem e imagen sagrada”. Seminario de la Maestría en Historia del Arte (MHAR) Historiografía, ecología y montañas do Departamento de Historia del Arte, Bogotá, Colômbia, 2009. Disponível em: https://historiadelarte.uniandes.edu.co/clio/septima-edicion/la-virgen-del-cerro-paisaje-e-imagen-sagrada/. Acesso em: 25 dez. 2024.
- Campos, Daniela Queiroz. “Entre o eucronismo e o anacronismo: Percepções da imagem na coluna Garotas do Alceu”. Tese de doutoramento, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
- Cherem, Rosângela Miranda, e Luciana Knabben. 2021. “Convivências Disjuntivas, Gesto e Arquivo em Fernando Lindote”. (Re)existências: Anais do 30º encontro nacional da ANPAP, João Pessoa, Brasil, outubro de 2021. Disponível em: https://static.even3.com/anais/374094.pdf. Acesso em: 28 dez. 2024.
- Cherem, Rosângela Miranda, e Luciana Knabben. “Pintura e desterritorialidade em Fernando Lindote”. Ouvirouver, 17, n. 1 (2021): 54-66. Disponível: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/51508/32568. Acesso em: 12 dez. 2024.
- Didi-Huberman, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
- Durand, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- Eliade, Mircea. Ferreiros e alquimistas. Lisboa: Relógio D’Água, 1987.
- Eliade, Mircea. Mitos, sonhos e mistérios. Lisboa: Editions Gallimard, 1957.
- Jasmin, Marcelo. “Apresentação”. Em Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos, Reinhart Koselleck. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
- Kilomba, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
- Koselleck, Reinhart. Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
- Lafaille, Margarita E. Gentile. “Pachamama y la coronación de la Virgen-Cerro. Iconología, siglos XVI a XX”. 2012. Advocaciones Marianas de Gloria — SIMPOSIUM (XXª Edición), San Lorenzo del Escorial, Espanha, setembro de 2012. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4100946. Acesso em: 09 ago. 2024.
- Marquetti, Flávia Regina. “A protofiguratividade da Deusa Mãe”. Classica, 15/16, n. 15/16, (2002): 17-40. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/224. Acesso em: 22 jun. 2024.
- Mignolo, Walter. La idea de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Editorial Gedisa, 2005.
- Pereira, Edilson. “Da escravidão à liberdade: A imagem de Anastácia entre arte contemporânea, política e religião”. Horizontes Antropológicos, 29, n. 67 (2023): 1-37. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/8wRzHWvMJpQKfwj7MZrG4zz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2024.
- Quijano, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina.” Em A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais, org. Edgardo Lander, 117-142. Buenos Aires: Perspectivas Latino-Americanas: CLACSO, 2005. TV UFSC. 2016. “A cor da nossa tela — Fernando Lindote”. YouTube, 07:42. https://www.youtube.com/watch?v=4QsOpgo2Ryc.
- Verlindo, Jorge. “As cavernas sagradas de Creta: Suas relações com a Grande Deusa Mãe e com aspectos xamânicos da religiosidade minoica”. MÉTIS: História & Cultura, 2, n. 2 (2002): 229-259. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewArticle/1113. Acesso em: 22 jun. 2024.