Transtemporalidade e o Anacronismo das imagens: Uma leitura possível da obra Imperatriz Antropófaga, de Fernando Lindote
Published 2025-08-11
Keywords
- Fernando Lindote. Imperatriz Antropófaga. Temporalidades. Colonização.
How to Cite
Copyright (c) 2025 Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos Melo Bastos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Abstract
Ancorado no conceito de anacronismo das imagens de George Didi-Huberman e nas contribuições sobre experiências temporais de Reinhart Koselleck, este artigo pretende investigar como a obra de arte, intitulada, A Imperatriz Antropófaga do artista Fernando Lindote, carrega marcas da colonização, da resistência dos povos colonizados e temporalidades antigas. Com isso, busca-se compreender como essa obra e seu autor dialogam com a complexidade cultural latino-americana e brasileira, revelando contradições, continuidades e resistências associadas ao colonialismo e espaços de experiências de longa duração e tradição, inclusive, de outros espaços geográficos, como dos colonizadores (Península Ibérica, Europa e/ou Mediterrâneo). A obra de Lindote pode ser lida como o resultado e espaço onde ressoam influências globais e locais, oferecendo novos olhares sobre as interseções entre tradições culturais, relações de poder e processos históricos, evidenciando permanências e rupturas presentes no contexto brasileiro.
Downloads
References
- Bastos, Rodolpho Alexandre Santos Melo. “Ave Maria cheia de filmes: Transtemporalidade do sagrado (e do) feminino através da presença de Maria no filme ‘Io sono con te’ (2010)”. Tese de doutoramento, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2020.
- Belting, Hans. Antropologia da imagem. Lisboa: Publisher; KKYM: EAUM, 2014. Caballero, Luz Helena. 2020. “La Virgen del Cerro. Paisagem e imagen sagrada”. Seminario de la Maestría en Historia del Arte (MHAR) Historiografía, ecología y montañas do Departamento de Historia del Arte, Bogotá, Colômbia, 2009. Disponível em: https://historiadelarte.uniandes.edu.co/clio/septima-edicion/la-virgen-del-cerro-paisaje-e-imagen-sagrada/. Acesso em: 25 dez. 2024.
- Campos, Daniela Queiroz. “Entre o eucronismo e o anacronismo: Percepções da imagem na coluna Garotas do Alceu”. Tese de doutoramento, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
- Cherem, Rosângela Miranda, e Luciana Knabben. 2021. “Convivências Disjuntivas, Gesto e Arquivo em Fernando Lindote”. (Re)existências: Anais do 30º encontro nacional da ANPAP, João Pessoa, Brasil, outubro de 2021. Disponível em: https://static.even3.com/anais/374094.pdf. Acesso em: 28 dez. 2024.
- Cherem, Rosângela Miranda, e Luciana Knabben. “Pintura e desterritorialidade em Fernando Lindote”. Ouvirouver, 17, n. 1 (2021): 54-66. Disponível: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/51508/32568. Acesso em: 12 dez. 2024.
- Didi-Huberman, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
- Durand, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- Eliade, Mircea. Ferreiros e alquimistas. Lisboa: Relógio D’Água, 1987.
- Eliade, Mircea. Mitos, sonhos e mistérios. Lisboa: Editions Gallimard, 1957.
- Jasmin, Marcelo. “Apresentação”. Em Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos, Reinhart Koselleck. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
- Kilomba, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
- Koselleck, Reinhart. Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
- Lafaille, Margarita E. Gentile. “Pachamama y la coronación de la Virgen-Cerro. Iconología, siglos XVI a XX”. 2012. Advocaciones Marianas de Gloria — SIMPOSIUM (XXª Edición), San Lorenzo del Escorial, Espanha, setembro de 2012. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4100946. Acesso em: 09 ago. 2024.
- Marquetti, Flávia Regina. “A protofiguratividade da Deusa Mãe”. Classica, 15/16, n. 15/16, (2002): 17-40. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/224. Acesso em: 22 jun. 2024.
- Mignolo, Walter. La idea de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Editorial Gedisa, 2005.
- Pereira, Edilson. “Da escravidão à liberdade: A imagem de Anastácia entre arte contemporânea, política e religião”. Horizontes Antropológicos, 29, n. 67 (2023): 1-37. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/8wRzHWvMJpQKfwj7MZrG4zz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2024.
- Quijano, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina.” Em A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais, org. Edgardo Lander, 117-142. Buenos Aires: Perspectivas Latino-Americanas: CLACSO, 2005. TV UFSC. 2016. “A cor da nossa tela — Fernando Lindote”. YouTube, 07:42. https://www.youtube.com/watch?v=4QsOpgo2Ryc.
- Verlindo, Jorge. “As cavernas sagradas de Creta: Suas relações com a Grande Deusa Mãe e com aspectos xamânicos da religiosidade minoica”. MÉTIS: História & Cultura, 2, n. 2 (2002): 229-259. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewArticle/1113. Acesso em: 22 jun. 2024.