v. 30 n. 1 (2024): História digital: tecnologia e fazer historiográfico entre teoria e prática
Dossiê

O diálogo com a Comunicação na construção de narrativas históricas digitais em jogos: A cultura do povo indígena Huni Kuin

Helena Schiavoni Sylvestre
Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)
Camila Escudero
Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)
Biografia
Capa da revista Locus (UFJF)

Publicado 2024-08-26

Palavras-chave

  • História digital,
  • Comunicação para a Transformação Social (CCS),
  • Jogo eletrônico,
  • Povo indígena Huni Kuin,
  • Identidades Culturais

Como Citar

Schiavoni Sylvestre, Helena, e Camila Escudero. 2024. “O diálogo Com a Comunicação Na construção De Narrativas históricas Digitais Em Jogos: A Cultura Do Povo indígena Huni Kuin”. Locus: Revista De História 30 (1):63-78. https://doi.org/10.34019/2594-8296.2024.v30.43958.

Resumo

Este trabalho propõe um diálogo entre os campos da História digital e da Comunicação para a Transformação Social (CCS), na análise do jogo eletrônico “Huni Kuin: Yube Baitana”. Nosso objetivo é verificar de que forma a história da cultura e identidades do povo indígena Kaxinawá – ou Huni Kuin, como eles próprios se denominam – é narrada. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, fazendo uso da técnica de análise exploratória a partir do registro e representação no jogo de: 1) Histórias e mitos; 2) Arte tradicional; 3) Trilha sonora cultural; 4) Figuras míticas e seres sobrenaturais; 5) Língua Huni Kuin. Entre os principais resultados, destacam-se as convergências entre os campos da História Digital e da CCS na tentativa de compreensão de processos de preservação da memória e identidade cultural, inovação e disseminação do conhecimento.

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Referências

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