v. 9 n. 2 (2003): Locus - Revista de História
Artigos

A arte verdadeira para os homens de negócio

Palavras-chave

  • Homens de Negócio,
  • Profissionalização,
  • Hierarquia

Como Citar

Chaves, Cláudia Maria das Graças. 2003. “A Arte Verdadeira Para Os Homens De negócio”. Locus: Revista De História 9 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20592.

Resumo

Este artigo trata do processo de profissionalização, distinção e aquisição de conhecimentos específicos por parte dos grupos mercantis dentro do império luso brasileiro a partir do período pombalino. Esse processo vincula-se à ascensão social dos “Homens de Negócio” – enobrecimento – e reconhecimento da elite mercantil por parte do Estado – composição de cargos burocráticos importantes – assim como define as diferenças entre negociantes e mercadores. Estes, ocupando uma posição social inferior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.