Publicado 2026-01-10
Palavras-chave
- Amazonas,
- Primeira Republica,
- Constituição,
- Século XIX
Como Citar
Copyright (c) 2026 Geisimara Soares Matos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo central trazer para o debate o papel do Amazonas no cenário político nacional nos primeiros anos da república brasileira. Para tanto, serão analisados os debates constituintes que resultaram na Constituição de 1891, com ênfase no papel dos constituintes representantes do Amazonas na sua elaboração. Buscar-se-á identificar através do que foi exposto naquele momento quais eram os interesses desses constituintes para o estado do Amazonas, destacando o perfil daqueles homens e o cenário político local. Além dos debates constituintes foram utilizados jornais da época e bibliografia especializada, o que nos permitiu observar que uma das grandes preocupações daqueles constituintes foi a garantia da independência financeira do estado do Amazonas.
Downloads
Referências
- ALEGRE, Maria Sylvia Porto. Cultura e História: sobre o desaparecimento dos povos indígenas. In: Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, V.XXIII/XXIV. Nº (½): 213-225, 1992/1993,
- BITTENCOURT, Agnello. Dicionário Amazonense de biografias: vultos do passado. Rio de Janeiro, Conquista, 1973.
- COSTA, Emília Viotti. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 2007
- PUGA, Sylvio Mário. Federalismo, economia exportadora e representação política: o Amazonas da República Velha (1889-1914). Tese de Doutorado em Economia. Universidade de Campinas, Campinas, 2005.
- FELISBELLO, Freire. História Constitucional da República dos Estados Unidos do Brasil. Volume II. Rio de Janeiro, Typographia Moreira Maximino. 1894.
- REIS, Arthur César Ferreira. História do Amazonas. Manaus, Oficina Tipográfica de A. Reis, 1931.
- RIBEIRO, Eduardo Gonçalves. Contra a Canumnia – Considerações Publicadas em Defesa do ex-governador do Amazonas Dr. Eduardo G. Ribeiro. Tipografia do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 1897.
- ROURE, Agenor de. A Constituinte Republicana. Volume Primeiro, Imprensa Nacional. Rio de Janeiro, 1920.
- TAVARES, João Rozendo. A república no Amazonas: disputas políticas e relações de poder (1888-1896). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2011.
- VISCARDI, Cláudia Maria Ribeiro. Unidos perderemos: a construção do federalismo republicano brasileiro. Curitiba: CRV, 2017.