Estratégias e Desafios na Divulgação Científica em História: A problemática indígena no estudo de caso entre métricas e linguagens
Publicado 2024-08-26
Palavras-chave
- Divulgação Científica em História.,
- Engajamento do público.,
- Estudo das audiências.,
- Métricas Digitais.,
- História Pública.
Como Citar
Copyright (c) 2024 Maria de Fátima Barbosa Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Este artigo explora a divulgação científica em História, concentrando-se na problemática indígena, com ênfase nos Yanomamis e suas tensões históricas amplamente exploradas pelos meios de comunicação em 2023. O estudo aborda estratégias e desafios na convergência de métricas digitais e linguagens, buscando analisar as negociações de sentidos entre discursos científicos, linguagem algorítmica e engajamento do público. Relatamos estratégias formuladas para despertar o interesse pela questão indígena, delineando caminhos promissores para obter recomendações na plataforma analisada e as interações do público. Fundamentado nos princípios teóricos da divulgação científica em História, com diálogos interdisciplinares, o artigo investiga lógicas de recomendação no YouTube. Resultados obtidos indicam correlação direta entre a possibilidade de recomendação e a aderência do público ao conteúdo. Além disso, observamos que o interesse do público pode ser influenciado por fatores externos, como notícias amplamente divulgadas sobre questões indígenas. Ressalta-se que vídeos mais curtos podem gerar resultados promissores. Este artigo oferece uma perspectiva específica e aprofundada, proporcionando valiosas percepções sobre as complexas dinâmicas da divulgação científica em História no ambiente digital.
Downloads
Referências
- Bauer, Martin W., Allum, Nick, e Miller, Steven. What can we learn from 25 years of PUS survey research? Liberating and expanding the agenda. Public Understanding of Science 16, 2007.
- Bessa, Eduardo. “O que é divulgação científica?” In Divulgação científica e redação para professores, Ana de Medeiros Arnt, Cecília França, and Eduardo Bessa. Tangará da Serra: Ideias, 2015.
- Caldas, G., e K. Zanvettor. O estado da arte da pesquisa em divulgação científica no Brasil: apontamentos iniciais. Ação Midiática–Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura 1, no. 7, 2014.
- Carvalho, Bruno Leal Pastor de, e Teixeira, Ana Paula Tavares (eds.). História pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e voz, 2019.
- Foucault, Michel. A arqueologia do saber. 7th ed. Translated by Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
- Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
- Maravall, José Antonio. A cultura do barroco: Análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Edusp, 1997.
- Monteiro, A. M. F. C. “Ensino de história: lugar de fronteira” In História: guerra e paz. J. M. Arias Neto. XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina: Anpuh; Mídia, 2007b.
- Pires, M. F. B. Divulgação científica em ensino de história no YouTube: um estudo de caso sobre a difusão da problemática indígena. Monografia. FIOCRUZ, 2023. Advisor: Ricardo de Freitas.
- Sarlo, Beatriz. Tempo passado: Cultura da memória e guinada subjetiva. Translated by Rosa Freire D’aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.