v. 30 n. 1 (2024): História digital: tecnologia e fazer historiográfico entre teoria e prática
Dossiê

Estratégias e Desafios na Divulgação Científica em História: A problemática indígena no estudo de caso entre métricas e linguagens

Maria de Fátima Barbosa Pires
FME-Niteroi (RJ)
Capa da revista Locus (UFJF)

Publicado 2024-08-26

Palavras-chave

  • Divulgação Científica em História.,
  • Engajamento do público.,
  • Estudo das audiências.,
  • Métricas Digitais.,
  • História Pública.

Como Citar

Barbosa Pires, Maria de Fátima. 2024. “Estratégias E Desafios Na Divulgação Científica Em História: A problemática indígena No Estudo De Caso Entre métricas E Linguagens”. Locus: Revista De História 30 (1):79-93. https://doi.org/10.34019/2594-8296.2024.v30.43183.

Resumo

Este artigo explora a divulgação científica em História, concentrando-se na problemática indígena, com ênfase nos Yanomamis e suas tensões históricas amplamente exploradas pelos meios de comunicação em 2023. O estudo aborda estratégias e desafios na convergência de métricas digitais e linguagens, buscando analisar as negociações de sentidos entre discursos científicos, linguagem algorítmica e engajamento do público. Relatamos estratégias formuladas para despertar o interesse pela questão indígena, delineando caminhos promissores para obter recomendações na plataforma analisada e as interações do público. Fundamentado nos princípios teóricos da divulgação científica em História, com diálogos interdisciplinares, o artigo investiga lógicas de recomendação no YouTube. Resultados obtidos indicam correlação direta entre a possibilidade de recomendação e a aderência do público ao conteúdo. Além disso, observamos que o interesse do público pode ser influenciado por fatores externos, como notícias amplamente divulgadas sobre questões indígenas. Ressalta-se que vídeos mais curtos podem gerar resultados promissores. Este artigo oferece uma perspectiva específica e aprofundada, proporcionando valiosas percepções sobre as complexas dinâmicas da divulgação científica em História no ambiente digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Bauer, Martin W., Allum, Nick, e Miller, Steven. What can we learn from 25 years of PUS survey research? Liberating and expanding the agenda. Public Understanding of Science 16, 2007.
  2. Bessa, Eduardo. “O que é divulgação científica?” In Divulgação científica e redação para professores, Ana de Medeiros Arnt, Cecília França, and Eduardo Bessa. Tangará da Serra: Ideias, 2015.
  3. Caldas, G., e K. Zanvettor. O estado da arte da pesquisa em divulgação científica no Brasil: apontamentos iniciais. Ação Midiática–Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura 1, no. 7, 2014.
  4. Carvalho, Bruno Leal Pastor de, e Teixeira, Ana Paula Tavares (eds.). História pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e voz, 2019.
  5. Foucault, Michel. A arqueologia do saber. 7th ed. Translated by Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
  6. Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
  7. Maravall, José Antonio. A cultura do barroco: Análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Edusp, 1997.
  8. Monteiro, A. M. F. C. “Ensino de história: lugar de fronteira” In História: guerra e paz. J. M. Arias Neto. XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina: Anpuh; Mídia, 2007b.
  9. Pires, M. F. B. Divulgação científica em ensino de história no YouTube: um estudo de caso sobre a difusão da problemática indígena. Monografia. FIOCRUZ, 2023. Advisor: Ricardo de Freitas.
  10. Sarlo, Beatriz. Tempo passado: Cultura da memória e guinada subjetiva. Translated by Rosa Freire D’aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.