v. 22 n. 2 (2016): Dossiê - Ensino de História
Dossiê

As religiões afro-brasileiras: uma possibilidade de abordagem na educação formal

Publicado 2017-02-16

Versões

Palavras-chave

  • Religião afro-brasileira,
  • Escola pública,
  • Minas Gerais

Como Citar

Mota, Frederico Alves. 2017. “As Religiões Afro-Brasileiras: Uma Possibilidade De Abordagem Na educação Formal”. Locus: Revista De História 22 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20832.

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa qualitativa realizada com 116 estudantes do 9º ano nos anos finais da educação básica em 2015. Nosso objetivo foi investigar como os alunos dialogam com aspectos da cultura afro-brasileira, em especial o seu viés religioso. Além da aplicação dos questionários, o estudo foi orientado por uma revisão bibliográfica acerca da importância da religião na preservação da cultura afro-brasileira. Os resultados da análise apontam que a forma como a temática vem sendo trabalhada pela disciplina História permite a existência de lacunas que comprometem a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais em prol de uma educação para a autonomia, cidadania e respeito à diversidade. Os dados coletados foram analisados em diálogo com os estudos sobre representações sociais.

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