v. 22 n. 1 (2016): Dossiê - Poder e Governança na Idade Média
Artigos

Do Cruzado à moratória: uma análise da heterodoxia econômica da Nova República através dos pronunciamentos do presidente José Sarney

Publicado 2017-02-16 — Atualizado em 2021-04-24

Versões

Palavras-chave

  • Legitimidade,
  • José Sarney,
  • Plano Cruzado,
  • Moratória

Como Citar

Salomão, Ivan Colangelo. (2017) 2021. “Do Cruzado à moratória: Uma análise Da Heterodoxia econômica Da Nova República através Dos Pronunciamentos Do Presidente José Sarney”. Locus: Revista De História 22 (1). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20824.

Resumo

A trajetória política de José Sarney respondeu por um dos principais motivos de sua fragilidade quando assumiu a Presidência da República. Inserido no momento histórico do ocaso do regime militar, o presidente eleito na chapa oposicionista colheu a hostilidade das ruas e a indiferença do  establishment político. Ciente de que não contaria com o apoio da classe política nem da sociedade brasileira, Sarney tratou de fazer do Plano Cruzado, primeiramente, e da negociação da dívida externa, um ano depois, suas principais bandeiras políticas. Ainda que tenha alcançado picos pontuais de popularidade, Sarney entrou para a história contemporânea do Brasil como um dos presidentes mais deslegitimados a concluírem o mandato.

Downloads

Não há dados estatísticos.