v. 20 n. 1 (2014): Dossiê - Novos rumos da história colonial
Dossiê

“Remédios para amansar a fera”: as regras para o bem viver e as orientações para os mal casados viverem em paz em um manual de devoção do século XVIII

Publicado 2016-05-03 — Atualizado em 2021-04-15

Versões

Palavras-chave

  • Casamento,
  • Mulheres,
  • Manual de devoção

Como Citar

Fleck, Eliane Cristina Deckmann, e Mauro Dillmann Tavares. (2016) 2021. “‘Remédios Para Amansar a fera’: As Regras Para O Bem Viver E As orientações Para Os Mal Casados Viverem Em Paz Em Um Manual De devoção Do século XVIII”. Locus: Revista De História 20 (1). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20758.

Resumo

Neste artigo, nos detemos nas orientações que deveriam ser seguidas pelos fiéis católicos para a garantia de um bom matrimônio, propostas pelo padre português João Franco, no manual de devoção Mestre da Virtude, de 1745. Ao definir o que era um mau casamento e ao propor os remédios que deveriam ser empregados para a resolução de problemas matrimoniais, o dominicano João Franco não apenas evidencia a visão de família e as relações de gênero vigentes no século XVIII, como a importância que a Igreja conferia ao sacramento do casamento e o seu empenho para continuar definindo as regras para o bem viver em uma sociedade que, em meio aos primeiros sinais da crise do Antigo Regime, vivenciava intensa transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.