v. 19 n. 1 (2013): Dossiê - Federalismo nas Américas
Artigos

Areia nas engrenagens do governo colonial: conflitos e motins nas minas de Goiás – História e historiografia (1727-1739)

Palavras-chave

  • Minas de Goiás,
  • Instabilidade Política,
  • Historiografia

Como Citar

Lemes, Fernando Lobo. 2013. “Areia Nas Engrenagens Do Governo Colonial: Conflitos E Motins Nas Minas De Goiás – História E Historiografia (1727-1739)”. Locus: Revista De História 19 (1). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20719.

Resumo

Nos presente artigo, abordamos a ação da Coroa portuguesa  uma conjuntura de instabilidade política, com o intuito de compreender o movimento de controle progressivo exercido através das engrenagens do Estado colonial português nas minas de Goiás. Aos poucos, a cada movimento de rebeldia dos poderes locais, o rei de Portugal avança suas peças no tabuleiro da geopolítica regional e um importante repertório institucional vai sendo projetado sobre o território ocupado pelas minas de ouro. Neste contexto, através da narrativa dos conflitos e motins, buscamos por em evidência as relações de força e poder que indicam a existência de reações aos projetos e às pretensões de Lisboa.