v. 10 n. 2 (2004): Locus - Revista de História
Artigos

Da história detalhe à história problema: o erudito e o intelectual na elaboração e no ensino do saber histórico

Palavras-chave

  • Erudito,
  • Intelectual,
  • Sujeito do Conhecimento,
  • Modelo de Subjetividade,
  • Conhecimento Histórico

Como Citar

Albuquerque Júnior, Durval Muniz de. 2004. “Da história Detalhe à história Problema: O Erudito E O Intelectual Na elaboração E No Ensino Do Saber histórico”. Locus: Revista De História 10 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20624.

Resumo

Este texto aborda a passagem da figura do erudito para figura do intelectual como sujeito do conhecimento no campo da historiografia e o que esta mudança implicou em termos de transformações nas regras que preside a produção do conhecimento histórico. A passagem de uma história erudita para uma história científica é abordada aqui a partir da mudança das regras que preside a constituição do próprio sujeito do conhecimento histórico, dos próprios modelos de subjetividade disponíveis socialmente para os indivíduos se pensarem como historiadores, ou seja, o texto faz a história da substituição progressiva do historiador visto e dito como erudito para o historiador visto e dito como intelectual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.