Capacitação em primeiros socorros para professores: avaliação do impacto na aprendizagem teórico-prática

Autores

Palavras-chave:

Capacitação de professores, Educação em saúde, Primeiros socorros, Professores escolares

Resumo

Introdução: Situações de emergência são comuns no ambiente escolar e exigem preparo adequado dos profissionais da educação. A capacitação em primeiros socorros, além de necessária, passou a ser obrigatória pela Lei Federal 13.722/2018 (Lei Lucas), voltada a professores e funcionários da educação básica e centros de recreação infantil. Objetivo: Analisar o impacto de uma capacitação em primeiros socorros no desempenho de professores e funcionários da educação infantil, por meio de testes aplicados antes e depois da intervenção Material e Métodos: Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo quase-experimental, não randomizado, com pré e pós-testes para mensurar mudanças no conhecimento teórico-prático sobre primeiros socorros, abordando as seguintes temáticas: convulsão; avaliação inicial de vítima inconsciente; desmaio; engasgo menores e maiores de um ano; parada cardiorrespiratória (PCR). Resultados: A capacitação foi direcionada a 36 participantes, apresentando predominância feminina. Todos os temas apresentaram melhora significativa nos níveis de acertos entre o pré e pós-teste com destaque para engasgo, desmaio e manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Conclusão: A pesquisa obteve uma evolução expressiva nos acertos, o que reforça a importância da adoção de metodologias de ensino que integrem simulações em aulas teóricas. Essa abordagem contribui de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades práticas, aumento da segurança na tomada de decisão, reconhecimento de situações de risco e preparo adequado para a atuação em contextos de urgência.

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

1.
Libério Silva M, de Souza Farias BM, da Silva Zago K, Carvalho Nogueira A, Lima Ferreira L, Winter dos Santos Figueiredo F, Rodrigues Peixoto Quaresma F, Almeida Balbé L. Capacitação em primeiros socorros para professores: avaliação do impacto na aprendizagem teórico-prática. HU Rev [Internet]. 11º de julho de 2025 [citado 5º de dezembro de 2025];51:1-6. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/47290

Edição

Seção

Artigos Originais