Função cognitiva e grau de severidade de dependência ao álcool em indivíduos com diagnóstico de síndrome de dependência alcoólica
Palavras-chave:
Alcoolismo, Dependência, Cognição, Testes neuropsicológicos.Resumo
As alterações comportamentais e neurocognitivas resultantes do uso abusivo do álcool, relacionadas à alta prevalência de indivíduos dependentes tornam o alcoolismo um problema de saúde pública. O presente estudo avaliou a função cognitiva e o grau de severidade da dependência ao álcool em indivíduos com diagnóstico da Síndrome da Dependência Alcoólica. Foi aplicada uma entrevista estruturada, além da Avaliação da Severidade da Dependência do Álcool (SADD) e do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). A amostra foi de 51 pacientes do sexo masculino, entre 27 e 64 anos. Observou-se que todos os pacientes que pontuaram abaixo do ponto de corte eram dependentes graves. Os resultados obtidos no presente trabalho demonstram suspeita de deterioração cognitiva nos dependentes graves do álcool, indicando a necessidade de implementação de estratégias para a prevenção e a importância da existência de centros de reabilitação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.