Modulación autonómica cardíaca en descanso y control metabólico en diabéticos tipo 2

Autores/as

  • Lucieli Teresa Cambri Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernando Roberto De Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Monique da Silva Gevaerd Universidade do Estado de Santa Catarina

Palabras clave:

Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano

Resumen

Este trabalho teve por objetivo analisar a modulação autonômica cardíaca e o controle metabólico durante o repouso em diabéticos tipo 2. O grupo de estudo foi composto por 16 voluntários de ambos os sexos, sedentários, com 53,8 ± 8,4 anos. Foram coletados dados referentes às variáveis antropométricas, bioquímicas, pressão arterial, variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) e freqüência cardíaca (FC) em repouso. As variáveis fisiológicas e bioquímicas que apresentaram correlações significativas com a VFC de repouso foram pressão arterial sistólica, FC de repouso e glicemia de jejum. A relação cintura quadril e a lipoproteína de alta densidade apresentaram associações significativas com a FC de repouso. A partir do observado, sugere-se que determinadas variáveis morfofisiológicas e bioquímicas podem ser determinantes na modulação autonômica cardíaca em indivíduos diabéticos tipo 2.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucieli Teresa Cambri, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Ciências da Motricidade Humana - UNESP - SP e Mestre em Ciências do Movimento Humano - Fisiologia do Exercício - UDESC - SC.

Publicado

2008-10-02

Cómo citar

1.
Cambri LT, De Oliveira FR, Gevaerd M da S. Modulación autonómica cardíaca en descanso y control metabólico en diabéticos tipo 2. HU Rev [Internet]. 2 de octubre de 2008 [citado 21 de noviembre de 2024];34(2). Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/92

Número

Sección

Artigos Originais