Fatores determinantes no atendimento a vítima de parada cardiorrespiratória pelos serviços pré-hospitalar

Autores

  • Patrícia de Oliveira Lima Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Hospital Universitário. Universidade Federal de Juiz de Fora. https://orcid.org/0000-0002-2163-3048
  • Sirleide Corrêa Rangel Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Herlon Fernandes de Almeida Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri
  • Flávia Lima Miranda Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Carliaine Aparecida Siqueira Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Letícia Neves Vieira Costa NEOCENTER
  • Marcos Luciano Pimenta Pinheiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Geisa Sereno Velloso da Silva Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.27273

Palavras-chave:

Serviços Médicos de Emergência, Parada Cardíaca, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Introdução: Mesmo com avanços nos últimos anos relacionados à prevenção e ao treinamento de manobras de reanimação cardiopulmonar, ainda ocorrem muitos óbitos por parada cardiorrespiratória, sendo que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade e incapacidade no Brasil e no mundo. Objetivo: Analisar as publicações referentes aos fatores determinantes na qualidade do atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória no ambiente pré-hospitalar. Material e Métodos: Revisão de literatura com o objetivo de responder à questão: quais os fatores determinantes na qualidade do atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória no ambiente pré-hospitalar? Como estratégia de busca utilizou-se publicações de 2008 a 2016, encontradas nas bases de dados Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, portal Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Resultados: Foram identificados 2096 artigos e, após análise dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 14 estudos. Os estudos foram classificados dentre os extratos da produção intelectual, obtendo-se: 43% como nível de evidência 5, 36% com nível de evidência 4 e 21% com nível 3. Não foram identificados estudos com nível de evidência 2 ou 1. Após análise de evidência, houve a identificação e distribuição dos fatores que interferem na qualidade do atendimento a vítima de parada cardiorrespiratória em 4 categorias: I- estrutura física, recursos humanos, materiais e equipamentos; II- organização dos procedimentos e agentes estressores; III- sentimentos, emoções e alterações físicas dos profissionais envolvidos; IV- conhecimento técnico/prático da equipe. Conclusão: Por meio desta revisão pode-se identificar os fatores determinantes no atendimento a vítima de parada cardiorrespiratória no ambiente pré-hospitalar. Além disso, espera-se oferecer subsídio na atualização de protocolos assistenciais, assim como ressaltar a necessidade de educação permanente das equipes, adequação e gerenciamento de recursos humanos e materiais, proporcionando um atendimento eficaz e de qualidade.

 

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Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Lima, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Hospital Universitário. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Enfermeira obstetra da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, setor Pré-natal. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Hospital Universitário. Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Lima P de O, Corrêa Rangel S, Fernandes de Almeida H, Lima Miranda F, Aparecida Siqueira C, Neves Vieira Costa L, Pimenta Pinheiro ML, Sereno Velloso da Silva G. Fatores determinantes no atendimento a vítima de parada cardiorrespiratória pelos serviços pré-hospitalar. HU Rev [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];45(4):471-7. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/27273

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