Intervenção de saúde positiva em graduação de medicina

Aplicações práticas

Autores/as

  • Leonardo Machado Programa de pós-graduação em neuropsiquiatria, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal de Pernambuco
  • Camila Santana Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.27181

Palabras clave:

Saúde Mental, Estudantes de Medicina, Prevenção Primária, Transtornos Mentais

Resumen

Introdução: A prevalência de transtornos mentais em estudantes de medicina é globalmente alta e esse grupo tende a ter estratégias de enfrentamento mais perigosas. Revisões sistemáticas trouxeram suporte científico para a realização de intervenções que visam melhorar o bem-estar e a saúde mental dos estudantes de medicina. O presente artigo traz a análise dos relatos fornecidos pelos estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco que participaram de um treinamento emocional baseado na psicologia positiva, uma área da psicologia fundada na década de noventa que visa estudar o bem-estar e as potencialidades humanas, afim de ampliar a avaliação da intervenção. Relato da experiência: Inicialmente, os alunos se apresentaram surpresos em relação à abordagem nova. A surpresa se deveu à dinâmica em si, mas também ao fato de desconhecerem a psiquiatria positiva e a psicologia positiva, abordagens que visam o estudo e a promoção da saúde mental positiva por meio de fatores vinculados ao bem-estar. Antes da intervenção, cerca de 32,3% dos estudantes tinham escore de risco para transtornos mentais comuns, conforme aferição realizada pela escala Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). E, apesar da estranheza inicial, tanto os que estavam com alguma condição psiquiátrica, quanto os que não estavam, sentiram benefício direto da intervenção que focou na saúde mental positiva. Conclusão: A análise dos relatos dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco que receberam uma intervenção focada em estimular aspectos da saúde mental positiva por meio da psicologia positiva complementa o entendimento dos resultados quantitativos encontrados em publicação prévia. Tanto os alunos que estavam com alguma condição psiquiátrica no momento da intervenção, quanto os que não estavam, sentiram benefício direto da intervenção que focou na saúde mental positiva. Houve também percepção de que a intervenção influenciou positivamente a formação médica deles e não somente a saúde mental.

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Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2020-02-18

Cómo citar

1.
Machado L, Santana C. Intervenção de saúde positiva em graduação de medicina: Aplicações práticas. HU Rev [Internet]. 18 de febrero de 2020 [citado 21 de noviembre de 2024];44(4):537-43. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/27181