Intervenção de saúde positiva em graduação de medicina

Aplicações práticas

Autores

  • Leonardo Machado Programa de pós-graduação em neuropsiquiatria, Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal de Pernambuco
  • Camila Santana Centro de Ciências Médicas, Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2018.v44.27181

Palavras-chave:

Saúde Mental, Estudantes de Medicina, Prevenção Primária, Transtornos Mentais

Resumo

Introdução: A prevalência de transtornos mentais em estudantes de medicina é globalmente alta e esse grupo tende a ter estratégias de enfrentamento mais perigosas. Revisões sistemáticas trouxeram suporte científico para a realização de intervenções que visam melhorar o bem-estar e a saúde mental dos estudantes de medicina. O presente artigo traz a análise dos relatos fornecidos pelos estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco que participaram de um treinamento emocional baseado na psicologia positiva, uma área da psicologia fundada na década de noventa que visa estudar o bem-estar e as potencialidades humanas, afim de ampliar a avaliação da intervenção. Relato da experiência: Inicialmente, os alunos se apresentaram surpresos em relação à abordagem nova. A surpresa se deveu à dinâmica em si, mas também ao fato de desconhecerem a psiquiatria positiva e a psicologia positiva, abordagens que visam o estudo e a promoção da saúde mental positiva por meio de fatores vinculados ao bem-estar. Antes da intervenção, cerca de 32,3% dos estudantes tinham escore de risco para transtornos mentais comuns, conforme aferição realizada pela escala Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). E, apesar da estranheza inicial, tanto os que estavam com alguma condição psiquiátrica, quanto os que não estavam, sentiram benefício direto da intervenção que focou na saúde mental positiva. Conclusão: A análise dos relatos dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco que receberam uma intervenção focada em estimular aspectos da saúde mental positiva por meio da psicologia positiva complementa o entendimento dos resultados quantitativos encontrados em publicação prévia. Tanto os alunos que estavam com alguma condição psiquiátrica no momento da intervenção, quanto os que não estavam, sentiram benefício direto da intervenção que focou na saúde mental positiva. Houve também percepção de que a intervenção influenciou positivamente a formação médica deles e não somente a saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALI, G.-C.; RYAN, G.; DE SILVA, M. J. Validated Screening Tools for Common Mental Disorders in Low and Middle Income Countries: A Systematic Review. PLoS ONE, v. 11, p. 1–14, 2016.

BOLIER, L. et al. Positive psychology interventions: a meta-analysis of randomized controlled studies. BMC public health, v. 13, n. 1, p. 119,

BORE, M.; KELLY, B.; NAIR, B. Potential predictors of psychological distress and well-being in medical students: a cross-sectional pilot study. Advances in Medical Education and Practice, v. 7, p. 125–135, 2016.

DE CARVALHO, H. W. et al. Structural validity and reliability of the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS): Evidence from a large Brazilian community sample. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 35, n. 2, p. 169–172, 2013.

DIENER, E.; EMMONS, R. The satisfaction with life scale. Journal of personality …, n. June 2013, p. 37–41, 1985.

DYRBYE, L. N. et al. Burnout among U.S. medical students, residents, and early career physicians relative to the general U.S. population. Academic medicine : journal of the Association of American Medical Colleges, v. 89, n. 3, p. 443–51, 2014.

FREDRICKSON, B. L. The broaden-and-build theory of positive emotions. The Science of Well-Being, v. 359, p. 1367–1377, 2004.

GIACOMONI, C.; HUTZ, C. A mensuração do bem-estar subjetivo: escala de afeto positivo e negativo e escala de satisfação de vida [abstract]. [s.l: s.n.].

HUTZ, C. Avaliação em Psicologia Positiva. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

JESTE, D. V.; PALMER, B. W. Positive Psychiatry: A Clinical Handbook. 1. ed. Washington, DC: American Psychiatric Publishing, 2015.

KOBAU, R. et al. Mental health promotion in public health: perspectives and strategies from positive psychology. American journal of public health, v. 101, n. 8, p. e1-9, ago. 2011.

KREJTZ, I. et al. Counting One’s Blessings Can Reduce the Impact of Daily Stress. Journal of Happiness Studies, v. 17, n. 1, p. 25–39, 2016.

LARANJEIRA, C. A. Preliminary validation study of the Portuguese version of the satisfaction with life scale. Psychology, health & medicine, v. 14, n. 2, p. 220–6, mar. 2009.

LINLEY, P. et al. Two simple, brief, naturalistic activities and their impact on positive affect: feeling grateful and eating ice cream. Psychology of Well-Being: Theory, Research and Practice, v. 3, n. 1, p. 6, 2013.

MACHADO, L. et al. Subjective well-being, religiosity and anxiety: a cross-sectional study applied to a sample of Brazilian medical students. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 40, n. 3, p. 185–192, 2018.

MACHADO, L. et al. Common mental disorders and subjective well-being: Emotional training among medical students based on positive psychology. PLOS ONE, 2019.

NURIA, P. G.; ATTILIO, R. R.; MARCELA, B. C. Aplicando psicología positiva en educación médica. Rev Med Chile, v. 139, p. 941–949, 2011.

PETEET, J. R. A fourth wave of psychotherapies: Moving beyond recovery toward well-being. Harvard Review of Psychiatry, v. 26, n. 2, p. 90–95, 2018.

PROYER, R. T. et al. Strengths-based positive psychology interventions: A randomized placebo-controlled online trial on long-term effects for a signature strengths- vs. A lesser strengths-intervention. Frontiers in Psychology, v. 6, n. MAR, p. 1–14, 2015.

PUTHRAN, R. et al. Prevalence of depression amongst medical students: A meta-analysis. Medical Education, v. 50, n. 4, p. 456–468, 2016.

RAMSEY, M. A. Savoring with Intent: Investigating Types of and Motives for Responses to Positive Events. Journal of Happiness Studies, 2015.

ROTENSTEIN, L. S. et al. Prevalence of Depression, Depressive Symptoms, and Suicidal Ideation Among Medical Students. Jama, v. 316, n. 21, p. 2214, 2016.

SANTOS, K. O. B. et al. Avaliação de um Instrumento de Mensuração de Morbidade Psíquica: estudo de validação do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Revista Baiana de Saúde Pública, v. 34, n. 3, p. 544–560, 2010.

SCHWENK, T. L.; DAVIS, L.; WIMSATT, L. A. Depression, Stigma, and Suicidal Ideation in Medical Students. JAMA, v. 304, n. 11, p. 1181–1190, 2010.

SELIGMAN, M. E. P. et al. Positive psychology progress - empirical validation of interventions. American Psychologist, v. 60, n. 5, p. 410–421, 2005.

SELIGMAN, M. E. P. Felicidade autêntica: usando a nova psicologia positiva para a realização permanente. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SELIGMAN, M. E. P. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SELIGMAN, M. E. P.; CSIKSZENTMIHALYI, M. Positive psychology: An introduction. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 5–14, 2000.

SEOANE, L. et al. Virtues education in medical school: the foundation for professional formation. Ochsner Journal, v. 16, n. 1, p. 50–55, 2016.

SHI, M. et al. Prevalence of depressive symptoms and its correlations with positive psychological variables among Chinese medical students: an exploratory cross-sectional study. BMC Psychiatry, v. 16, n. 3, p. 1–8, 2016.

SHIRALKAR, M. T. et al. A systematic review of stress-management programs for medical students. Academic Psychiatry, v. 37, n. 3, p. 158–164, 2013.

SIEGEL PSYD, R. D. Positive psychology: harnessing the power of happiness, mindfulness and personal strength (Harvard Medical School Special Health Report Book 4). 1. ed. Boston: Harvard Health Publications, [s.d.].

SIN, N. L.; LYUBOMIRSKY, S. Enhancing Well-Being and Alleviating Depressive Symptoms With Positive Psychology Interventions: A practice-friendly meta-analysis. Journal of Clinical Psychology, v. 65, n. 5, p. 467–487, 2009.

TEMPSKI, P. et al. What do medical students think about their quality of life? A qualitative study. BMC medical education, v. 12, n. 106, p. 1–8, jan. 2012.

WASSON, L. T. et al. Association Between Learning Environment Interventions and Medical Student Well-being. Jama, v. 316, n. 21, p. 2237, 2016.

WATSON, D.; CLARK, L.; TELLEGEN, A. Development and validation of brief measures of positive and negative affect: the PANAS scales. J Pers Soc Psychol., v. 54, n. 6, p. 1063–1070, 1988.

WOOD, D. F. Mens sana in corpore sano: Student well-being and the development of resilience. Medical Education, v. 50, n. 1, p. 20–23, 2016.

YUSOFF, M. S. B. et al. Prevalence and associated factors of stress, anxiety and depression among prospective medical students. Asian Journal of Psychiatry, v. 6, n. 2, p. 128–133, 2013.

ZANON, C. et al. Validation of the Satisfaction with Life Scale to Brazilians: Evidences of Measurement Noninvariance Across Brazil and US. Social Indicators Research, v. 119, n. 1, p. 443–453, 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-02-18

Como Citar

1.
Machado L, Santana C. Intervenção de saúde positiva em graduação de medicina: Aplicações práticas. HU Rev [Internet]. 18º de fevereiro de 2020 [citado 23º de abril de 2024];44(4):537-43. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/27181