Conhecimento de mulheres sobre medidas de detecção precoce do câncer de mama

Autores

  • Lidia Santos Soares Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Rayssa Goulart Valente Universidade Federal Fluminense
  • Ana Paula Barbosa Sobral Universidade Federal Fluminense
  • Maria da Anunciação Silva Universidade Federal Fluminense
  • Renilda Andrade de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Karine Silva Nascimento Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2017.v43.2715

Palavras-chave:

Câncer de mama, Diagnóstico precoce, Prevenção secundária.

Resumo

As atuais políticas de saúde voltadas para o câncer de mama recomendam ações de promoção da saúde e enfatizam o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença. O objetivo do estudo é analisar o conhecimento de mulheres usuárias de uma Unidade de Saúde acerca das medidas de detecção precoce do câncer de mama. Pesquisa descritiva que utilizou o Levantamento (Survey) A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2015 no Centro de Saúde Nova Cidade, em Rio das Ostras/RJ. Participaram do estudo 390 mulheres, usuárias do serviço. Utilizou-se um questionário com perguntas fechadas contendo variáveis socioeconômicas e de conhecimento das medidas de prevenção do câncer de mama. A partir das respostas obtidas, analises de estatística descritiva foram realizadas. Os resultados revelaram que a principal medida de detecção precoce utilizada pelas participantes foi o autoexame, mencionado por 67,4% das mulheres. Em seguida, pode-se citar o exame clínico das mamas relatado por 58,5% das mulheres e, por último, a mamografia, apontado por 47,2% delas. Neste sentido, faz-se necessário que os profissionais de saúde se sensibilizem para a detecção precoce do câncer de mama e ofereçam meios e informações às mulheres para a realização dos exames necessários. Ademais, torna-se premente que também incluam em suas agendas atividades de promoção da saúde voltadas para o câncer de mama, incentivando a adoção de hábitos alimentares saudáveis, práticas de atividade física, orientando as mulheres sobre os fatores protetores e fatores de risco da doença. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidia Santos Soares, Universidade Federal Fluminense - UFF

Departamento de Enfermagem da UFF, campus Rio das Ostras/RJ

Rayssa Goulart Valente, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Enfermagem da UFF, campus Rio das Ostras/RJ

Ana Paula Barbosa Sobral, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Engenharia da UFF, campus Rio das Ostras/RJ.

Maria da Anunciação Silva, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Enfermagem da UFF, campus Rio das Ostras/RJ

Renilda Andrade de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Enfermagem da UFF, campus Rio das Ostras/RJ

Karine Silva Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Enfermagem da UFF, campus Rio das Ostras/RJ

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Controle do Câncer de Mama – documento de consenso. Rio de Janeiro: INCA. Abril de 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Consensointegra.pdf. Acesso em 15 jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. 3. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. 2. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2012b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Câncer de mama: é preciso falar disso. Rio de Janeiro: Inca, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Outubro Rosa alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama, 2016c. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/09/outubro-rosa-alerta-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama. Acesso em 10 fev 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466. 2012a. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em 20 fev. 2017.

BRASIL. Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (BRASIL). Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

GLOBO.COM. Bom dia Brasil. Maior parte dos mamógrafos de Brasília está quebrada. Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/10/maior-parte-dos-mamografos-de-brasilia-esta-quebrada.html. Acesso em 13 fev. 2017.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. O que é? Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/oquee. Acesso em 22 jul. 2016.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Estimativas 2016/2017. Disponível em: http://www.inca.gov.br/wcm/dncc/2015/estimativa-2016.asp. Acesso em 22 jul. 2016a.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER DE AMA JOSÉ ALENCAR, INCA. Tipos de Câncer. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama. Acesso em 30 nov. 2016.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

1.
Soares LS, Valente RG, Sobral APB, Silva M da A, de Oliveira RA, Nascimento KS. Conhecimento de mulheres sobre medidas de detecção precoce do câncer de mama. HU Rev [Internet]. 16º de julho de 2018 [citado 26º de abril de 2024];43(2):127-32. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2715

Edição

Seção

Artigos Originais