O conhecimento de Cirurgiões- Dentistas sobre condutas clínicas nas avulsões dentárias e seus reimplantes

  • Débora Pinto Antunes UFJF
Palavras-chave: Avulsão dentária, Reimplante dentário, Urgência

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de Cirurgiões-Dentistas quanto às suas condutas de tratamento frente à avulsão de um dente permanente. Um estudo observacional transversal foi realizado utilizando um questionário piloto desenvolvido para este estudo, no qual cada profissional respondeu 10 perguntas sobre duas situações hipotéticas envolvendo avulsão dentária. A amostra foi constituída de 80 profissionais da cidade de Juiz de Fora- MG, Brasil escolhidos pela técnica amostral do tipo aleatória simples ou ao acaso. Apenas 5 profissionais não preencheram completamente os questionários, sendo esses excluídos da amostra. Foram aplicadas técnicas de Estatística Descritiva e Análise Exploratória de Dados. Vale ressaltar dois resultados importantes nesta pesquisa: apenas 21,3% dos Cirurgiões-Dentistas responderam que a melhor alternativa para o armazenamento do dente avulsionado seria o leite em detrimento do soro fisiológico e da saliva e 30,7% fariam contenção do dente reimplantado com fio de aço rígido e não com fios maleáveis. Foi observado que o conhecimento dos Cirurgiões-Dentistas a respeito do meio de sua armazenagem e transporte, da forma de estabilização do dente reimplantado e previsibilidade de sequelas é insuficiente, interferindo negativamente no prognóstico.

 

Biografia do Autor

Débora Pinto Antunes, UFJF
Graduada em Odontologia pela UFJF/MG; Especialista em Dentística pela UFJF/MG;Mestre em Clínica Odontológica pela UFJF/MG; Doutoranda em Dentística pela UNESP-São José dos Campos/SP.
Publicado
2014-04-22
Como Citar
Antunes, D. P. (2014). O conhecimento de Cirurgiões- Dentistas sobre condutas clínicas nas avulsões dentárias e seus reimplantes. HU Revista, 38(3 e 4). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1814
Seção
Artigos Originais