Antibióticos líquidos de uso pediátrico: Caracterização físico-química

Autores

  • Alidianne Cabral Xavier Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Resumo: Avaliou-se in vitro o pH endógeno, a Acidez Total Titulável (ATT), o oBrix e o teor de Açúcares Totais de antibióticos líquidos de uso infantil. A amostra foi constituída por sete medicamentos: Benectrin, Cefalexina, Pen-Ve-Oral, Amoxicilina, Neo-ampicilin, Azitrolab e Eritromed. As medidas do pH foram mensuradas por potenciometria, enquanto a ATT foi determinada através da titulação de um volume de hidróxido de potássio (KOH). Para o oBrix empregou-se a refratometria e a análise do teor de açúcares totais foi feita através do método Lane-Enyon (Fehling). Os testes foram realizados em triplicata, sendo obtidas as médias (desvio-padrão) através do Microsoft Office Excel 2010. Os valores médios do pH variaram de 4,79 (Eritromed) a 9,21 (Neo-ampicilin). Para a ATT, os valores mínimo e máximo foram, respectivamente, 1,15% (Benectrin) e 70,80% (Neo-ampicilin). Em relação ao °Brix, a média percentual de maior valor foi atribuída ao Azitrolab (66,91%) e a menor ao Benectrin (5,91%). No que se refere ao conteúdo de açúcar o Pen-Ve-Oral apresentou 44,14% de sacarose em sua fórmula farmacêutica. Conclui-se que apesar de poucos medicamentos apresentarem baixo pH endógeno, a maioria possui elevado percentual de açúcares totais, sendo, portanto, fator de risco para o desenvolvimento da cárie dentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alidianne Cabral Xavier, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2009). Mestranda em Clínica Odontológica pela UEPB, bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

1.
Xavier AC. Antibióticos líquidos de uso pediátrico: Caracterização físico-química. HU Rev [Internet]. 30º de agosto de 2012 [citado 19º de abril de 2024];37(4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1620

Edição

Seção

Artigos Originais