Prevalência de cardiopatia congênita em crianças com Síndrome de Down de Juiz de Fora e região

Autores

  • Fernanda de Lima Noronha
  • Sara da Silva Guedes
  • Tarcísio José Silva Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Hélio Lima Brito Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Cardiopatias congênitas

Resumo

A Síndrome de Down surge devido a uma trissomia do cromossomo 21. Sua ocorrência mundial é estimada em 1 para 650 nascidos-vivos. A malformação cardíaca é o defeito congênito mais comum entre esses paciente e consiste na principal causa de óbitos nos dois primeiros anos de vida.

Analisamos 260 prontuários de pacientes portadores de Síndrome de Down, com objetivo de determinar a prevalência de cardiopatias congênitas, a distribuição dos principais tipos de cardiopatia, a idade materna e comparar com dados da literatura mundial.

Foi realizado um estudo transversal descritivo através da análise de prontuários médicos de pacientes atendidos no Instituto da Criança e do Adolescente do SUS-Juiz de Fora, no período de janeiro de 1999 a julho de 2009. Da amostra estudada, selecionamos 171 pacientes, os demais foram excluídos por abandonarem o acompanhamento no serviço.

Dos 171 pacientes com Síndrome de Down, 99 eram portadores de alguma cardiopatia congênita determinando uma prevalência de 57,9%. A cardiopatia mais comum foi CIA presente em 38,4% dos casos, seguida de CIV com 24,2% e DSAV em 22,2% dos casos.

A prevalência de cardiopatias congênitas na Síndrome de Down é concordante com a bibliografia mundial (40-60%). Sua distribuição divergiu da maioria dos estudos analisados principalmente quando comparado à literatura européia e norte-americana em que o DSAV aparece como a malformação mais comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

1.
Noronha F de L, Guedes S da S, Silva Júnior TJ, Brito Júnior HL. Prevalência de cardiopatia congênita em crianças com Síndrome de Down de Juiz de Fora e região. HU Rev [Internet]. 23º de março de 2012 [citado 20º de abril de 2024];37(2). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1111

Edição

Seção

Artigos Originais