EVOLUÇÃO DA PAISAGEM LITORÂNEA E INTERVENÇÕES ANTRÓPICAS:

a percepção socioambiental sobre os espigões da praia do Icaraí, Caucaia - CE

Autores

  • jose lucas marques albuquerque uece
  • Cristiano Da Silva Rocha Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Gustavo Amorim Studart Gurgel Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Fábio Perdigão Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2025.v15.47370

Resumo

Ao longo dos últimos 40 anos, a Praia de Icaraí sofreu com intensos processos erosivos e isso afetou gravemente qualidade ambiental desse trecho do litoral. Diversas intervenções costeiras foram implementadas a exemplo da estrutura bagwall, e estruturas rígidas na frente de propriedades, contudo, não foram suficientes diante dos intensos processos. Nesse sentido foram implantados três espigões, visando atingir a recuperação e estabilidade do litoral da praia do Icaraí. O objetivo dessa pesquisa foi coletar a percepção socioambiental dos turistas, residentes, barraqueiros e comerciantes acerca do projeto de recuperação do litoral, a fim de subsidiar as políticas de gestão costeira nessa praia. A pesquisa foi desenvolvida por meio do levantamento bibliográfico, registros fotográficos e coleta de dados in loco para aplicação de questionários com os colaboradores. A pesquisa revelou o nível de satisfação socioambiental em relação à execução do projeto e seus reflexos espaciais e econômicos, além dos principais problemas que ainda se fazem presentes nessa praia, servindo como subsídios a gestão municipal para o gerenciamento integrado entre ambiente e meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Da Silva Rocha , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduação (2013) e Mestrado(2020) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC (UECE). Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia ambiental, atuando principalmente nas temáticas: vulnerabilidade socioambiental, análise de processos erosivos, percepção de problemas socioambientais e planejamento ambiental em municípios costeiros. Atualmente, é também professor de Geografia efetivo da Secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Gustavo Amorim Studart Gurgel , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em Geologia pela Universidade de Fortaleza, Especialização em Planejamento e Administração de Recursos Naturais pela UCSAL - Universidade Católica de Salvador e UNESCO, Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará, Auditor em Energia e Restrições Ambientais, Doutor em Geografia pela UECE - Universidade Estadual do Ceará, Doutorando em Environmental Studies pela Atlantic International University. Membro do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC/UECE. Tem experiência profissional e docência, com publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área das Geociências e Meio Ambiente. Atuando em Áreas Costeiras, com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos litorâneo, em Geologia, Mineração e Meio Ambiente e atividades Socioambientais. Pesquisador científico. Pesquisador do CNPq (projeto Impactos das Mudanças Climáticas na Zona Costeira do Sudeste e Nordeste Brasileiro: Prognósticos de Erosão Costeira e Movimentação Acelerada de Dunas Móveis).

Fábio Perdigão Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da Universidade de Nantes na França (1992) e Pós-Doutorado em Geografia na área de Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, Litoral e Mar do Instituto de Geografia e Planejamento Regional da Universidade de Nantes na França (2003). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Graduação em Geografia com a Disciplina de Oceanografia. Fundador e Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UECE (Nota 4 CAPES) com as disciplinas de Gestão Integrada da Zona Costeira e Seminários de Tese. Atua nas Especializações em Planejamento e Gestão Ambiental, e Turismo e Meio Ambiente da UECE com as disciplinas de Dinâmica de Sistemas Litorâneos e Impactos Sócioambientais do Turismo Litorâneo. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo da UECE. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), certificado pela UECE e cadastrado no CNPq. Tem experiência profissional e publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área ambiental costeira com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos do turismo litorâneo. Atualmente é Presidente da Comissão Executiva de Concursos e Vestibulares da UECE - CEV. Pesquisador Sênior do Projeto " Erosão Costeira: Causas, Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas" do Cientista Chefe (FUNCAP/SEINFRA).

Downloads

Publicado

2025-08-20