PERSPECTIVAS SOBRE TENDÊNCIAS DE GENTRIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE PRAÇA DE EVENTOS, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM PAU DOS FERROS (RN)

um estudo sobre praça de eventos Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros (RN)

Autores

  • Pedro Guilherme Xavier Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Josué Alencar Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2025.v15.44100

Resumo

A gentrificação é um processo socioeconômico que ocorre em diversas cidades do mundo, em especial, as pós-coloniais, estas requerendo um tipo de estudo adaptado, uma vez que sua realidade material não é a mesma das cidades europeias onde o fenômeno foi observado primeiramente. Esse artigo analisou a possível existência do processo de gentrificação na cidade de Pau dos Ferros, localizada no interior do Rio Grande do Norte, mais exatamente na área adjacente à Praça de Eventos desta cidade. Esta área se tornou um ponto de referência tanto comercial quanto do lazer da cidade. A pesquisa se deu por discussões teóricas sobre o tema, uso de tecnologias como o QGIS para comparação de imagens de satélite históricas da localidade e de questionários para obter a percepção da população sobre o processo socioespacial na área. Observa-se a existência de um fenômeno que não podemos afirmar ainda se realmente é a manifestação completa da gentrificação na área próxima à Praça, mesmo este contendo algumas semelhanças com o processo, contudo, com suas características e adaptações, seguindo a realidade social, econômica e cultural da região a qual está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Guilherme Xavier Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR).

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Concluiu a Graduação e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), oportunidade em que participou da Missão de Estudos (PROCAD/CAPES) no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professor substituto do Departamento de Geografia da UFRN/Natal e atualmente é professor efetivo (Classe III, nível 09) do Departamento de Geografia/Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de onde faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). É atualmente Líder do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e avaliador para os atos autorizativos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores do Brasil do SINAES/INEP/MEC. Membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Faz parte de conselho científico e de avaliação ad hoc de algumas revistas científicas, incluindo a Revista Geografia - Londrina (ISSN: 01023888); Revista Mercator (ISSN:19842201), Revista URBE (ISSN: 2175-3369) e a Revista de Geografia da UFPE (ISSN: 01045490). Exerce a função de Editor Chefe da Revista Geotemas (2236-255X). Área de interesse em pesquisa: produção do espaço urbano; práticas espaciais urbanas; dinâmicas e interações urbano-regionais; aspectos da urbanização em áreas não metropolitanas; urbanidade no rural; mobilidade espacial da população; comércio e consumo urbanos e pequena cidade.

Downloads

Publicado

2025-01-31