ORDENAMENTO TERRITORIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BARREIRO:

UMA MEDIDA ORIENTATIVA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Karla Nadal UNICENTRO
  • Ronaldo Ferreira Maganhotto UNICENTRO
  • Luiz Claudio de Paula Souza Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marciel Lohmann Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2024.v14.41823

Resumo

As mudanças no uso e cobertura do solo têm comprometido a manutenção e a conservação dos ecossistemas, resultando em danos ao meio ambiente, à economia e ao bem-estar da sociedade. A análise integrada das características físicas ambientais possibilita a inferência das limitações e aptidões do uso da terra. Ancorada nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo analisar a aplicação dos Índices de Representação do Relevo (IRR) como instrumento de orientação ao Ordenamento Territorial da Bacia Hidrográfica do Rio Barreiro (BHRB), localizada no Município de Fernandes Pinheiro-PR. Para tanto, foram gerados atributos resultantes do Modelo Numérico do Terreno (MNT), a saber: Altitude Above Channel Network (AACN) - altitude em relação ao canal de drenagem, Topographic Wetness Index (TWI) - índice de umidade, Multiresolution Index of Valley Bottom Flatness (MRVBF) - potencial erosivo, Ls Factor (Slope Length - Fator LS) - produto da relação entre a declividade e o comprimento de rampa e Slope - declividade. O processamento dos IRR resultou na obtenção das Classes Limitantes classificadas como Aptas, Moderadas, Restritas e Inaptas denotando, assim, os níveis de fragilidade física ambiental na BHRB. Os resultados da pesquisa demonstram sua natureza inovadora e ratificaram a viabilidade da aplicação dos IRR como suporte à determinação da fragilidade física ambiental e subsídio à elaboração de propostas de ordenamento territorial de bacias hidrográficas, devido a sua confiabilidade, celeridade e possibilidade de associação às condições dos solos. Além disso, o estudo poderá servir como apoio técnico-científico para implementação de políticas públicas firmadas na conservação dos recursos naturais, a partir de diretrizes que potencializam a produtividade agrícola, a geração de renda e a melhoria das condições de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira Maganhotto , UNICENTRO

Graduado em Turismo (UEPG) e em Geografia (UNINTER). Especialista em Análise Ambiental, UFPR (2003). Mestre em Geografia Física, UFPR (2006). Doutor em Geografia Física, UFPR (2013). Atuação, orientações e publicações nas seguintes áreas: Análise Ambiental, Turismo em Áreas Naturais e Desenvolvimento Comunitário. Atualmente, compõe o quadro docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, lotado no Departamento de Turismo e credenciado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário e no Programa de Pós Graduação em Geografia, UNICENTRO.

Luiz Claudio de Paula Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, levantamento de solos, classificação de solos, fotointerpretação e sensoriamento remoto.

Marciel Lohmann, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado em Geografia na UFPR (2011). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Foi Professor da Universidade Federal do Paraná entre 2005 e 2007. Professor no Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR) entre 2005 e 2014. Pesquisador do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR) entre 2005 e 2015. Ministrou disciplinas nos cursos de Pós-graduação em Análise Ambiental da UFPR, Gestão e Auditoria Socioambiental na FACET e MBA em Gestão Ambiental do ISULPAR. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos temas ligados a Geografia Física (Geomorfologia, Hidrografia e Climatologia), de Gestão Ambiental e de Geotecnologias (Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e GPS).

Downloads

Publicado

2024-02-29