As AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS HABILIDADES DE GEOGRAFIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CRMG
possibilidades trans e interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-837X.2023.v13.41007Resumo
O presente artigo, que consiste em um estudo do tipo bibliográfico, tem como objetivo investigar e discutir, em primeiro lugar, de que modo a Educação das Relações Étnico-Raciais se relaciona com os Temas Transversais definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais; em segundo lugar, investigar e discutir de que modo a Educação das Relações Étnico-Raciais está presente nas habilidades de Geografia prescritas para o Ensino Fundamental pelo Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Para isso, buscamos, inicialmente, estabelecer uma definição para os conceitos de Transdisciplinaridade a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais,e de Interdisciplinaridade a partir de autores como Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Posteriormente, discutimos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Por fim, selecionamos os descritores e habilidades de Geografia da BNCC do Ensino Fundamental que se relacionam diretamente com ela e discutimos sua pertinência no ensino-aprendizagem de Geografia, bem como a contribuição do olhar geográfico, a partir das categorias de análise próprias dessa ciência, para a Educação das Relações Étnico-Raciais.