ANÁLISES QUÍMICA, FÍSICA E MICROBIOLÓGICA DE SOLOS EM SISTEMAS DE CULTIVO CONVENCIONAL E ORGÂNICO/AGROECOLÓGICO NA CULTURA DA ALFACE

Autores

  • Gabriel Gomes Mendes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Gabriel Longuinhos Queiroz Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal
  • Eduardo da Silva Martins Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal
  • Heytor Lemos Martins Universidade Estadual Paulista - Campus Jaboticabal
  • Viviane Modesto Arruda Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá
  • Jhansley Ferreira da Mata Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2023.v13.40108

Resumo

O solo é um elemento crucial da biogeocenose na qual atua na realização de diversas tarefas relevantes para assegurar a sustentabilidade ambiental e econômica. Nesse sentido, os indicadores químicos, físicos e biológicos do solo, são encarregados por analisar a estrutura, porosidade, compactação, fertilidade, acidez e a biota, conforme a influência da práticas de manejo realizada para o cultivo. O objetivo desse trabalho foi avaliar as características químicas, físicas e microbiológicas do solo em sistemas de cultivo convencional e orgânico/agroecológico no município de Fronteira-MG. As coletas de solos foram realizadas nas profundidades 0-10 e 10-20 cm, sendo que para as análises químicas e microbiológicas a profundidade foi de 0-20 cm. Realizou-se três coletas, sendo: controle, 1ª safra e 2ª safra que ocorreram em 2021. Foram analisados os seguintes indicadores: químicos: pH, MO, P, K, Ca, Mg, CTC, V%, S, CO, H+Al e SB; físicos: umidade, densidade do solo, densidade de partículas, porosidade total, condutividade elétrica e coloração do solo; e microbiológicos: bactérias, bolores e leveduras. O delineamento utilizado no experimento foi o inteiramente casualizado e os dados foram submetidos análise de variância e utilizado o teste de Tukey a 5% de probabilidade para a comparação das médias. Os resultados mostraram que o uso e manejo do solo no sistema de cultivo orgânico/agroecológico dentre os indicadores avaliados, apontou melhores resultados nas propriedades químicas do solo, alcançando valores superiores de S, K, CO e MO. Observou-se resultados semelhantes para a comunidade microbiológica, a qual está diretamente ligada as condições químicas do solo, em específico MO e CO, onde o sistema agroecológico fornece maior quantidade desses fatores. No entanto, a propriedade física do solo como, a condutividade elétrica, umidade, densidade de partículas, densidade do solo e porosidade total está relacionada ao sistema de cultivo convencional e, na época antes do plantio, esse sistema apresenta maior quantidade de bactérias no solo. Dessa forma, conclui-se que a área sob sistema de cultivo orgânico/agroecológico apresentou melhores resultados nas variáveis analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gomes Mendes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Especialista em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Engenheiro Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Ex Bolsista pelo Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) da Petrobras, nível médio/técnico. Fiz parte do Grupo de Estudos em Resíduos Sólidos (GERS) vinculado a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e desenvolvi meu estágio supervisionado obrigatório na empresa de consultoria RM Geotecnologias na cidade de Itabuna - BA. Sou representante discente no Colegiado do Mestrado em Ciências Ambientais da UEMG (2022/Atual) e também fui membro no Colegiado da Pós-Graduação em Saneamento Ambiental do IFTM (2022). Atualmente sou membro do grupo de pesquisa "Uso e Conservação de Recursos Naturais" vinculado a UEMG Unidade Frutal. Tenho interesse na área de: resíduos sólidos; percepção e educação ambiental; percepção de risco; exposição ocupacional; qualidade do solo; sistemas de manejo do solo; relação entre agrotóxicos, saúde e ambiente. 

Gabriel Longuinhos Queiroz, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal

Possui graduação em Agronomia - Faculdades Associadas de Uberaba (2008), graduação em Processos Gerenciais (Gestão de Agronegócios) pela Universidade de Uberaba (2008) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em análise físico-química do solo e atua como paisagista profissional. Mestrando na área de ciências ambientais pela Universidade do Estado de Minas Gerais campus Frutal/MG. 

Eduardo da Silva Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Engenharia e Ciências de Alimentos pela UNESP. Doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela UNESP. Pós-doutorado no Laboratório de Bioquímica e Microbiologia Aplicada da UNESP. Docente e pesquisador efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) unidade Frutal. Tenho experiência em ensino nas áreas de Microbiologia Geral, Microbiologia Aplicada ao Meio Ambiente, Bioquímica e Biologia Celular. Docente do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da UEMG unidade Frutal. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Microbiologia Industrial e Ambiental, Enzimologia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de subprodutos agroindustriais e produção de enzimas microbianas de interesse industrial, microbiologia aquática e de solos e microbiologia de alimentos.

Heytor Lemos Martins, Universidade Estadual Paulista - Campus Jaboticabal

Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCAV, Campus Jaboticabal e Graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2019-2021), Especialista em Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2018-2020), Graduado em Tecnologia de Produção Sucroalcooleira pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)-Frutal-MG (2016-2018). Desenvolve projetos de extensão (Ciências, Educação e Agrárias) e pesquisa (na área de Ecologia, plantas daninhas, qualidade de solo e água). Foi integrante do Diretório Acadêmico - UEMG-Frutal, como representante do setor de Ensino, Pesquisa e Extensão. Membro dos grupos de pesquisa "Uso e Conservação de Recursos Naturais" e "Laboratório de Plantas Daninhas - LAPDA", cadastrados no Diretório do CNPq. Atua nas áreas: bioindicadores de qualidade de solo e água e ecologia de plantas daninhas.

Viviane Modesto Arruda, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professora/ orientadora da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Plantas Medicinais, Aromática, Condimentares; Homeopatia aplicada em plantas, animais, solo; Olericultura; Educação Ambiental; Agricultura Orgânica; Horticultura; Etnobotânica.

Jhansley Ferreira da Mata, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Tocantins (2007), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins (2010) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é professor efetivo e coordenador do curso de engenharia agronômica da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Ministra aulas nos cursos de Engenharia Agronômica e Mestrado em Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, Fitotecnia, Tecnologia e Produção de Sementes, Manejo e Conservação do Solo e Água, e Agroecologia.

Downloads

Publicado

2023-05-03