EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS ENTRE 2003 E 2014
fragilidades e potencialidades enquanto estratégia para promoção de melhorias estruturais visando o desenvolvimento econômico
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-837X.2023.v13.39726Resumo
O pensamento cepalino atribuiu o subdesenvolvimento dos países da América Latina, entre outros fatores, a uma estrutura produtiva atrasada e à especialização na exportação de matérias primas. Autores como Suzigan & Furtado (2006), Bresser-Pereira (2010) Kohli (2012), Arend & Fonseca (2012) destacam a relevância dos investimentos em educação, ciência e tecnologia como fundamentais à promoção do desenvolvimento econômico. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a discutir as potencialidades e fragilidades relacionadas à expansão da rede federal de ensino superior brasileira ocorrida entre 2003 e 2014, enquanto estratégia para promoção do desenvolvimento econômico, por meio de melhorias estruturais nos campos da educação, ciência e tecnologia no Brasil. De caráter qualitativo, a presente investigação delineia-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Constatou-se que, embora sejam relevantes e pertinentes os resultados proporcionados pela expansão do ensino superior federal, esse segmento ainda necessita de avanços importantes.