ANÁLISE DA VARIAIBLIDADE PLUVIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO DE UBÁ-MG (2003-2021)

Autores

  • Edmilson Virgilino Cruz Universidade Federal de Viçosa
  • Edson Soares Fialho UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA https://orcid.org/0000-0002-1162-632X
  • Diogo Antônio da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Nikolas Gustavo de Oliveira Soares Dias Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2022.v12.39388

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar os sistemas atmosféricos produtores das inundações na bacia hidrográfica do ribeirão Ubá, localizado no município do mesmo nome, entre os meses de janeiro e abril de 2020, traçando um paralelo com as informações adquiridas por meio de levantamentos na mídia impressa e da revisão de literatura com o histórico dos eventos de inundação na cidade. Para tanto foram analisadas as cartas sinóticas da Diretoria de Hidrologia e Navegação (DHN) par os dias do eventos (24 de janeiro, 5 de março e 8 de abril). Junto a isso, por meio de técnicas de estatística descritiva foram analisados os dados pluviais diários e mensais dos postos pluviométricos de Miraguaia e Peixoto, que pertencem a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (COPASA). A partir das análises dos dados fica evidenciado um aumento do número de eventos pluviais com repercussões na cidade, porém não se pode afirmar, que esteja relacionado ao aumento de eventos pluviais mais intensos. Isto porque a série temporal de dados pluviais não permite afirmar. O que fica claro sim, é a forte inter-relação, sítio, forma do canal e a chuva intensa, que somados potencializam os efeitos das inundação, que somados alta vulnerabilidade de Ubá, torna os efeitos dos impactos pluviais mais signicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Virgilino Cruz, Universidade Federal de Viçosa

Discente do Programa de Pós-graduação em geografi da Universidade Federal de Viçosa e Professor do Colégio Tiradentes.

Edson Soares Fialho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA

Professor Associado III do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa. Coordenador do Laboratório de Biobeobrafiae Climatologia (Bioclima). 

Diogo Antônio da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado e Bacharelando em Geografia, Universidade Federal de Viçosa. Bolsista de Iniciação Científica - Fapemig e Membro do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (BIOCLIMA).

Nikolas Gustavo de Oliveira Soares Dias, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Geografia e Membro do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (Bioclima), Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2022-12-21