AS CHUVAS NO SISTEMA CANTAREIRA: AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS NO MANANCIAL VISANDO A SEGURANÇA HÍDRICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Autores

  • Pedro Augusto Breda Fontão Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rafaela Melissa Andrade Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2022.v12.39225

Resumo

O presente estudo buscou avaliar a questão das chuvas no Sistema Cantareira e suas possíveis repercussões em um contexto pós crise hídrica de 2013-2015, período em que a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) foi afetada por uma seca meteorológica e hidrológica com reflexos nos mananciais de abastecimento urbano e impactos à população. Para tanto, foi feita uma avaliação das precipitações com base em postos pluviométricos do Sistema Cantareira e da RMSP, com o uso de gráficos boxplot, além de uma análise de dados de chuva, armazenamento, vazões afluentes, produção e consumo de água disponibilizados pela Sabesp. Os resultados alertam para o aumento do consumo doméstico de água na RMSP e redução da dependência do Sistema Cantareira, com necessidade de se realizar uma gestão de riscos e secas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Melissa Andrade Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Atualmente é Mestranda em Geografia na Universidade Federal do Paraná - UFPR, sendo bolsista de Excelência Acadêmica no Laboratório de Climatologia (LABOCLIMA) da mesma IES, é, desde 2022, líder local do Climate Reality Leadership Corps, Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2018-2022), desenvolvendo pesquisas de Iniciação Científica no Grupo de Estudos de Climatologia Tropical e Eventos Extremos (TROPOCLIMA) com projeto financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco - FACEPE ( BIC-1690-20 e BIC ? 0601/2021) relacionado à temática dos extremos de precipitação e as repercussões no espaço urbano da metrópole recifense. Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na modalidade Iniciação à Docência da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao projeto/subprojeto UFPE - Geografia no período de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020. Tem experiência nas áreas de Climatologia Geográfica, Teoria e Método em Climatologia, Climatologia Dinâmica, Clima Urbano, Variabilidade pluvial, Eventos extremos de precipitação e desastres socioambientais.

Downloads

Publicado

2022-12-21