MAPEAMENTO DO CONFORTO TÉRMICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • RAILA MARIZ FARIA UFRN - GEOCERES
  • Rebecca Luna Lucena UFRN/ Departamento de Geografia
  • Sara Fernandes Flor de Souza UFRN/ Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2022.v12.39223

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal fornecer um diagnóstico térmico do estado do Rio Grande do Norte (RN) com base nos dados da normal climatológica (1981-2010) do INMET, por meio da aplicação dos índices bioclimáticos de conforto térmico: Índice de Desconforto - ID, Temperatura Efetiva - TE e Temperatura Efetiva em função do vento - TEv. Com os resultados dos cálculos dos índices foram realizadas análises espaciais por meio de técnicas de Geoprocessamento como IDW e álgebra de mapas, no Software livre Qgis, aplicando o gradiente adiabático de temperatura numa proporção de 0,6ºC/100m. Baseando-se nas normais climatológicas (estações operantes), identificou-se desconforto térmico em todos os meses do ano de acordo com resultados dos índices ID e TE para todo o estado do RN. Já considerando os resultados dos índices de conforto térmico ID, TE e TEv, sob a relação da altitude x temperatura, não foi identificado desconforto térmico nas áreas do estado situadas em altitude acima dos 400 metros. Ao considerar na metodologia da álgebra de mapas o gradiente vertical de temperatura, o ID identifica que nas áreas elevadas topograficamente do estado não há desconforto, além de não homogeneizar essas áreas com o entorno, fato esse que não acontece com o TE que possui uma grande amplitude entre as classes de classificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RAILA MARIZ FARIA, UFRN - GEOCERES

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia (GEOCERES) da UFRN. Licenciada e Bacharelando em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES - UFRN). 

Rebecca Luna Lucena, UFRN/ Departamento de Geografia

É professora de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) Possui graduação em Geografia-Bacharelado pela UFPB (2006) e graduação em Geografia-Licenciatura pela UFPB (2006), Especialização em Agrometeorologia e Climatologia pela FAMEESP (2022), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB/UEPB (PRODEMA - 2008) e Doutorado em Geografia da UnB (2016). Tem experiência na área de Geociências e Meio Ambiente, atuando principalmente com temas da Climatologia.

Sara Fernandes Flor de Souza, UFRN/ Departamento de Geografia

Professora Adjunta (Servidora Pública-DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2013). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007-2009). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2003-2007)

Downloads

Publicado

2022-12-21