OS ESPAÇOS PÚBLICOS CENTRAIS E PERIFÉRICOS DA CIDADE DE CAMPO MOURÃO, PARANÁ, BRASIL: DISCREPÂNCIAS E SIMILARIDADES

Autores

  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourrão
  • Anderson Franciscon Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2022.v12.38930

Resumo

O espaço público é um dos temas mais relevantes na sociedade contemporânea. Tema que vem sendo debatido por diferentes áreas do conhecimento, dentre elas: geografia, filosofia, sociologia, arquitetura e história, as quais buscam por diferentes vieses o seu entendimento nas diferentes especificidades ou na sua totalidade por meio de um enfoque interdisciplinar. Dentre os espaços públicos temos as ruas, praças, parques e diversos edifícios institucionais (prefeituras, escolas, hospitais, etc). Historicamente, a construção da cidade e dos espaços públicos são desiguais quando se há zonas de interesse, como centro, periferia. O artigo objetiva analisar as particularidades e similaridades de diferentes espaços públicos na cidade de Campo Mourão-PR, destacando a infraestrutura, políticas públicas, usos e funções. O aporte metodológico é constituído de pesquisa quali-quantitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa in locu.Os resultados indicam investimentos em infraestruturas por parte do poder público nas praças centrais; utilização desses espaços públicos pela população; investimentos em políticas públicas tornando esses espaços atrativos; as praças centrais oferecem o lazer ativo, e de permanência. Quanto a praça do Fórum foi caracterizada apenas como local de passagem ausência/manutenção de infraestrutura e ausência de atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourrão

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente.

Atualmente é Professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdiciplinar Sociedade e Desenvolvimento da mesma instituição.

Anderson Franciscon, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão Contato: a.franciscon@hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-11-07