ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS POLÍTICO-IDENTITÁRIOS DOS MONUMENTOS NA PRAÇA DOS GIRASSÓIS, EM PALMAS, TO

Autores

  • Wesley Lima Universidade Federal do Tocantins - (UFT)
  • Kelly Bessa Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2021.v11.33974

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os significados políticos-identitários dos principais monumentos edificados na Praça dos Girassóis em Palmas - TO, bem como analisar as intenções e os sentidos desses monumentos no período em que foram instalados. Para tanto, com o suporte de dados documentais, pesquisa em campo e revisão bibliográfica da literatura sobre o tema, tem-se, no primeiro momento, uma descrição detalhada da localização, do ano de implantação e da dimensão espacial desses monumentos; já no segundo momento, elabora-se uma análise reflexiva acerca dos significados atribuídos a essas obras, destacando sua plurivocalidade e a construção desse espaço simbólico para o devir da cidade e dos sujeitos que a ocupam. Os resultados da análise mostram que os monumentos da Praça dos Girassóis foram todos construídos durante a gestão governamental de José Wilson Siqueira Campos, e conclui que estas formas simbólicas espaciais expressam a construção de uma memória para o futuro, associada à imagem do primeiro governador do estado, além de serem portadoras de simbolismos e de autorrepresentação ou autoafirmação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Lima, Universidade Federal do Tocantins - (UFT)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UFT), Mestre em Geografia (UFT) e Historiador (UFOB).

Kelly Bessa , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Profa. Dra. dos Cursos de Geografia e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Downloads

Publicado

2021-07-16