O PARQUE URBANO DE UMA PEQUENA CIDADE DA MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL PARANAENSE

Autores

  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourrão
  • Ana Paula de Oliveira Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão.

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2020.v10.31675

Resumo

Os parques urbanos têm se tornado objeto de investigação de diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a geografia, que busca compreender as diferentes funcionalidades, sejam elas, ambiental, estética, social, como também a valorização e especulação imobiliária do seu entorno. Diante disso, a pesquisa tem por objetivo analisar e compreender a configuração espacial do Parque Ecológico Armando Alves de Souza enquanto espaço público da cidade de Mamborê (PR). A metodologia foi constituída de levantamento bibliográfico, pesquisa in loco, levantamento qualitativo e aplicação de questionário com questões semiestruturadas aos frequentadores do parque. Os resultados da pesquisa indicam que o referido parque proporciona   qualidade ambiental e qualidade de vida, trazendo benefícios aos indivíduos por meio da socialização para os que praticam atividades físicas e aos que satisfazem com o lazer ou apenas com a contemplação. Ressaltamos que o parque, objeto desta pesquisa, é o principal espaço público da cidade de Mamborê.

Biografia do Autor

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourrão

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente.

Atualmente é Professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdiciplinar Sociedade e Desenvolvimento da mesma instituição.

Ana Paula de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão.

Graduanda  do quarto ano do Cruso de Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourãao.

Downloads

Publicado

2020-12-04