DIALOGANDO COM ENSINO DE CLIMATOLOGIA E A PRÁTICA DIDÁTICA NA GEOGRAFIA

Autores

  • Hugo Levy Silva Melo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Rafael Vinicius de São José Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Kezia Andrade dos Santos Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Roberto Greco Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2018.v8.25989

Resumo

O ensino da Geografia Física e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima, em aulas interessantes e que oportunize ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Assim, buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da climatologia dentro do ensino de geografia. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) para que pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima. A prática foi realizada com os alunos do 6º do ensino fundamental, e com as aulas ministradas e observações feitas notou-se uma melhor compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamental.

Palavras-chave: Climatologia, Ensino-Aprendizagem de Geografia, Material didático.

 

Abstract

The teaching of Physical Geography and especially the Climatology, need studies that provide results that help teachers to transform complex phenomena of the climate, interesting lessons and that allows the student to think and reflect critically climatic elements that surround them. Thus, we aim to concretize the teaching-learning process of climatology within the teaching of geography. For this process were made didactic materials (Anemometer and Barometer) so that they could understand the natural processes of formation and performance of the elements of the climate. The practice was carried out with the students of the 6th grade, and with the classes given and observations made it was noticed a better understanding of the students about the theoretical contents of climatology passed on in elementary school.

Keywords: Climatology, Geography Teaching-Learning, Didactic material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Levy Silva Melo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), Mestre pelo Programa de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e atualmente Doutorando em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Têm experiência em pesquisas na área de Climatologia com ênfase em estudos sobre Fenômenos Climáticos e Ensino de climatologia nas séries iniciais, Ensino das Ciências e Saberes Amazônicos, Educação, Currículo e Didática.

Rafael Vinicius de São José, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas

Kezia Andrade dos Santos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Roberto Greco, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Downloads

Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos