REVISTA LIGHT: EMPRESA, CIDADE, LAZER E ESPORTES EM REVISTA
Resumo
Inaugurada em 1928, a Revista Light passa a ser o veículo de comunicação entre a empresa, seus dirigentes e funcionários. A revista circulou mensalmente até 1940 e foi relançada em 1950, mas com a publicação de apenas dois exemplares por ano, sendo extinta em 1953. Não se trata apenas de uma revista de cliente, como as revistas de companhias aéreas, por exemplo, embora também o seja. Na verdade, a Revista Light é uma revista empresarial que difundiu feitos e realizações da própria empresa; publicou propagandas de suas empresas; registrou a visita de dirigentes e técnicos estrangeiros, veiculou, através de imagens, sua presença física na cidade e no Brasil; discutiu temas polêmicos da vida urbana; incentivou a mudança de hábitos da nova vida urbana que chegava com sua prestação de serviços e, ao mesmo tempo, valorizou tipos e aspectos característicos do Brasil e do estilo de vida brasileiro. Este artigo cobre a publicação da Revista Light de 1928 a 1932, este recorte se deu em razão do ano inicial de publicação da revista ser exatamente o ano anterior à crise de 1929; e por ser o ano de 1932 o ano da revolução constitucionalista de São Paulo. Porém, nosso principal objetivo diz respeito à vida social e esportiva da empresa e seus trabalhadores através da criação de clubes e instalações desportivas, sociais e seus eventos que revelam a intenção da empresa em difundir a prática esportiva entre seus trabalhadores e funcionários.