EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS SOBRE NASCENTES EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Carina da Silva Raimundo
  • Johnny de Souza Dias
  • Bianca Maciel Passos
  • Bruna Silva Mendes
  • Miguel Fernandes Felippe

Resumo

A incorporação do elemento nascente na temática ambiental escolar possibilita o contato direto dos discentes com a realidade socioambiental da sua comunidade. Nesse cenário, uma proposta pedagógica lúdica possui extrema relevância. O desenho é um importante modo de comunicação infantil, possibilitando a compreensão de sua percepção de mundo. Diante disso, este artigo tem por objetivo avaliar por meio da interpretação de desenhos a compreensão sobre nascentes trabalhada em intervenções desenvolvidas no projeto de extensão de educação ambiental "Descobrindo as Nascentes''. Os alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental I foram estimulados a desenhar uma nascente antes e depois do reconhecimento deste sistema natural em campo. Procura-se entender as singularidades e homogeneidades das representações, em prol de averiguar o quão proveitoso foi a intervenção, com foco nas diferenças entre o primeiro e segundo desenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-08

Edição

Seção

Artigos